WT Rio e a Terceira Guerra Mundial.

Começaram o evento logo no primeiro dia como todos esperavamos, porem as ondas estavam longe daquilo que imaginavamos. Foi o inicio do conceito:  “2 manobras fortes.” E quem conseguiu achar as rainhas teve parede suficiente para soltar o surf. A onda do Postinho sempre muito cavada oferendo uma parede bem armada para cravarem a borda e/ou espancarem o lip. Infelizmente os detalhes de “2 manobras” e “achar as rainhas” deixaram o espetaculo bem menos interessante. Mas convenhamos, as ondas, para padroes nacionais estavam longe de estarem ruins. Ou a coisa mudou e nao me avisaram? No Brasil de agora, mar com tubos e paredes para 3-4 manobras é considerado mar ruim?

O Round 2 começou ja com uma bomba, mas essa nao tinha parede e nem deu tubo. David do Carmo fez a mala do Macaco. E aquela esquerda que o do Carmo pegou é onda de mar muito ruim? No pico que tu surfa rola parede de pé e daquele tamanho nos dias ruins?

Carecones depois de ter “pulado” o round 1, deu sorte no 2. Porque se Crisanto aterrisasse seus aereos o Sanguinolento teria ficado por ali.

Ja o Mineiro surfou com ar de que iria longe. Nao vi ninguem surfar mais norte-sul, base-lip, de cima para baixo, top to bottom, do que ele.

Bret Simpson se empolgou no claim e para piorar, na hora errada. Quem levou foi o Julien.

Raoni começou bem, mandando de cara uma sapatada bonita, uma pena que nao conseguiu encaixar a segunda com muita pressao. Poderia ser ali um 7.67 e nao 5.67.

Ultimamente quando vejo as baterias do CJ me vem uma lembrança do final de carreira do Neco na ASP.

Travis fez a mala do Owen e acho que poucos esperavam, depois Aritz fez a de Pupo e “menos” que poucos esperavam.

Alejo cumpriu o criterio, encaixou duas fortes e mandou o Fredy P pra casa que antes mesmo de chegar la ja estava no tuits choramingando. Ainda nao entendeu, apesar de ja fazer um tempinho que as coisas mudaram. Agora em bateria pau-a-pau pode muito bem vir para o nosso lado. Ainda mais em “Solos Brasilis”.

Bede surfa muito e merece um titulo mundial.

Jeremy Flores ainda esta chateado porque o Mineiro bloqueou ele. E de karma perdeu a bateria com um 7.47 que Seabass fez bloqueando ele. Mi-mi-mi-mi-mi ele pegou a minha onda…

Ace Buchan vs Adam Melling ninguem assistiu.

Depois vieram boatos que esses dois primeiros dias seriam os melhores, nao entendi muito ja que a previsao era de entrar uma ondulaçao solida. Previsao de vento era maral, mas houve um certo buxixo estranho de que o mar nao iria melhorar.

E ae foi show de tubos, Medina levou uma sarrafada na nuca. Tem forma melhor de descrever aquele 9.50 do Logie? Injeçao de spray pimenta no cu? Pouca coisa deve ter sido tao desagradavel na vida do garoto quanto esse 9.5, no Brasil e em ano em que ele começou como primeiro do mundo. Mas tudo passa…

Os tubos continuaram. Nat Young, ADS, Kolohe, Bede, KS, Parko, Zietz, Jordy, Kerr, Bourez e TB, todos passaram por dentro.

Mar ruim?

Round 4. Nat, Bede, Jordy passaram por? Dentro! Somente Taj nao venceu com cilindros  pois na ultima bateria o vento maral prejudicara bastante a formaçao.

Round 5 começou com a craca do Careca, foi tao cedo que o fotografo da ASP nem estava na praia ainda. O que? A ASP nao tem um fotografo? Nao existe um profissional contratado pela empresa para fotografar o evento? A empresa fica na dependencia de fotografos free-lancers que tiram fotos por conta propria e vendem para a ASP? Nao sei direito como funciona, se existe algum fotografo da ASP  com obrigaçao (por contrato) de estar la para fotografar. Ou se sao todos free-lancers que vao para a praia na hora que bem entendem. O que sei é que a craca do Careca nao consta na galeria de fotos do evento. Isso mesmo! Pode ir la conferir, e me expliquem: Como que o primeiro 10 unanime da temporada nao esta na galeria de fotos? Talvez seja porque o mar no Rio é muito ruim. Poucos estao interessados em ver uma foto de uma craca daquelas com o undecacampeao dentro. Mar ruim.

Round 5 seguiu com Logie vacilando e Kolohe fez a mala mesmo com uma interferencia. Valeu 6.83? Achei que sim, foi uma bomba e apesar de nao ter ficado fundo na segunda seçao, na primeira passou por dentro.

Parko pegou o melhor tubo da terceira bateria, mas nao conseguiu uma nota complementar e Bourez levou com um tubinho maroto no final.

Seabass botou pra dentro de 10 das 11 ondas que dropou na sua bateria contra Kerrazy. Conseguiu sair de 3. Mar dificil ou mar ruim? Quem de nos brasileiros, surfando em Terra Brasilis, vamos para a praia, voltamos com 3 tubos na bagagem e nos damos o luxo de falar que o mar estava ruim?

Quartas de Final.

Nat Young pegou 2 tubos mas os juizes nao gostaram muito. Deram quase 2 pontos a mais para floater + batidinha na junçao do KS.

Kolohe achou um tubo e selou a bagaça com um aereo 180°.

Jordy pegou uns tubinhos, mas Michel pegou tuboes.

Taj botou pra dentro de 5 tubos e saiu de todos, mar ruim? Pontuaçao total 34,83.

Semi Finais e Final.

Careca e Kolohe nao acharam os tubos, foi na base das pauladas e aereos. E Kolohe levou, mais uma vez com um aereo 180°.

Michel achou uma que rodou por cima dele, quando saiu la de dentro tratou de dar uma sapatada nela e fez a mala do TB.

Na final nao rolou tubos, mas quem acompanha o WT sabe muito bem que em 60% dos eventos as condiçoes do mar na final é sempre pior do que as condiçoes de outros rounds. Nennuma novidade nisso.

Enfim, o que eu queria dizer é que rolou tubo pra caramba. Ondas com rampas e paredes armadas. E se o ano que vem o evento acontecer em condiçoes realmente ruins, ai é terceira guerra mundial galera.

 

*mosaico: capturas de tela da galeria de fotos do site do evento.

15 Comentários

Arquivado em here

15 Respostas para “WT Rio e a Terceira Guerra Mundial.

  1. tr0mb0ne

    Link do Evento –> http://www.aspworldtour.com/events/2014/mct/664/billabong-rio-pro/heatanalyzer

    pra ficar no arquivo, facilitar a vida de quem nao viu e quiser ver.

  2. tr0mb0ne

    E uma novidade da nova ASP, agora nao so colocando um sonzinho aqui e ali durante a transmissao. Mas tambem fazendo um jaba na promoçao das bandas.

    http://www.aspworldtour.com/posts/45204/setlist-billabong-rio-pro

  3. tr0mb0ne

    Tulio Brandao promete falar “mais detidamente sobre a escolha do pico.”

    aguardemos

    http://waves.terra.com.br/waves/colunas/leitura/de/onda/detalhes/que/decidem

  4. Gilvan

    Italo Ferreira me impressionou em Los Cabos. Não é fácil encarar um 6 star e chegar numa semi…. Um abração Edu! Sempre gostei de você pela sua especialidade. Também estendo meu abraço a todos nossos amigos….

  5. Gilvan

    Edu, ontem eu fui no barzinho do Zezinho, aqui perto…. Existe uma radio “Saudade FM” e tocou uma música da Paula Toller “Amanhã é 23” e ficou na minha mente….Hoje acordo, rss

  6. tr0mb0ne

    blog esta “semi-abandonado” heim! E isso que esse ano o circuito esta pegando fogo!!

    Passei so pra dizer que fiquei decepcionado com o legend Tulio, que na materia sobre o WT do Rio, prometeu falar mais detalhadamente sobre a o postinho e tal, mas até agora nada! So nao estou totalmente decepcionado pq tenho esperança que o cabra ainda vai escrever. O cara é referencia, e queria muito saber a opiniao dele sobre tao badalado assunto.

    Isso ae, salve galera! E o bate papo continua vivo, ja que finalmente o waves mudou a plataforma e agora da pra bater um papo legal por la! Puta merda, lembra como era sofrivel para ler os comentarios da galera antigamente? hahaha! Finalmente evoluiram heim! Como diz um colega meu, quem anda pro lado é caranguejo!

  7. tr0mb0ne

    Ah, e nao sei se viram no tuits, mas o surfocrata prometeu um texto ae pre- chopes!

    no aguardo!

    Tem visitado o blog Ivo?? Ta lendo essa mensagem agora mesmo? Entao se inspire e solte o verbo la no surfocracia pra gente se entreter!

    E vamos com Medal largando na pole polistion em Chopes, que na minha humilde opiniao vai ser o evento divisor de aguas desse ano. Medal conseguindo um bom resultado (3,2,1) coloca as 2 maos na taça. Um 5 até vale, se Mick e Parko cairem cedo (13-9-5).

    Taj correndo por fora pode surpreender.

    Bourez ou vai ou racha.

    Parko e Mick se conseguirem 3,2,1 praticamente ja era dae, a nao ser que Medina tb fique em 3 ou 2. Ae embolota tudo mesmo, imagina, Medina, Parko, Mick e Bourez com 1, 2, 3 e 3 respectivamente? Ae o trem pega fogo de vez!

    ai ai ai! e enquanto o lobo mal nao vem vamos de arica no chile, que onda show heim! Eh praticamente uma replica de Pipeline!

    Infelizmente a ondulaçao nao esta CLASSICA como aquele the search de 2007. Mas a previsao é de dar uma melhorada para amanha heim!

    http://www.surfermag.com/surf-reports-and-forecasts/forecasts/?region=27

    webcast–> http://www.mauiandsons.cl/aricawst2014/streaming/live.html

    ou –> http://new.livestream.com/accounts/9352582/events/3217242

  8. Bedu

    Putz, galera do waves deletou um comentario meu la. Sei que nao tem nada a ver com esse post do WT do Rio ( do ano passado!! porra trombonera abandonou mesmo o blog heim!! pqp!!) enfim, vou deixar o comentario aqui pro caveira ler e reler e ver se abre a cabecinha de titica dele que fica falando um monde de coisa que nao eh verdade. Medina entubou em Chopes 2014, te liga caveira!

    Bora la entao, pelo HA. Na final Medina pegou 6 ondas

    A primeira foi julgada como um 7.9 – Um drop suave e boa leitura da onda, subindo bem no alto da parede, se entocou la dentro e sumiu, da pre perceber que ele deu umas 2, 3 passadas la dentro ate sair junto com a baforada.

    Segunda onda – Drop tenso, uma das maiores ondas da bateria, Medina quase perde o trilho e toma uma vaca. Mas segurou bem no limite, encaixou na parede e a famosa placa caiu alguns centimetros do bico de sua prancha. Um tubo seco, que me fez lembrar daquele 10 do Renan Rocha em Pipeline que virou capa de revista ou aquela bomba que o Leo Neves pegou em Arica no The Search. Tubao, rapido, andou la dentro e na espumera, sumiu totalmente atras da cortina e apareceu com a baforada. Juizes deram um 9.07

    Terceira onda – parecida com a segunda, mostrou um pouco mais de controle no drop, ficou mais fundo e passou mais pela bola de espuma. Pottz classificou a onda como uma bomba, mas opiniao eh que nem…. enfim, juizes deram 9.43

    Quarta onda foi parecida com a primeira, onda menor, obrigando ele a ficar no alto da parede. Boa leitura, ficou fundo, nao da pra ver ele na visao de frente. Saiu com a baforada e os juizes deram um 8.57

    Quinta onda – Perdeu um pouco controle no drop mas recuperou, nao ficou tao fundo quanto poderia pois se tivesse dropado com mais controle daria pra ter se posicionado melhor. Mas foi uma onda de serie, drop critico, por um instante sumiu por completo atras da cortina. Juizes deram 9.53

    Sexta onda, 2.83 – Primeira vaca do Medal na competicao, pegou a onda mais pra barrar o Careca do que pra fazer nota. Dropou, se entocou, mas foi pego pela onda e rodou la dentro. No video da pra ver que ele tomou mais uma na cabeca ate ser resgatado pelo jet ski e apesar da camera nao estar muito proxima da pra perceber que ele ta com uma baita cara de assustado. Subiu no jet e nem quis saber da prancha, sorte dele que tinham 2 no jet, o motorista e mais um pra auxiliar. Depois dessa vaca ele nao dropou mais nennuma, foram 7 minutos, sendo que entraram 2 seriados. No primeiro o Careca tinha prioridade, pegou uma onda insana, mas vacou, se saisse era 10. No segundo seriado Medal tinha prioridade mas nem quis saber de barrar o Kelly, deixou o Careca ir que por pouco nao virou a bateria nos ultimos segundos.

    Detalhe para os elogios feito por Occy e Ross Willians, comentando da maturidade e inteligencia do Medal, que sabia o que tinha que fazer pra derrotar o Careca, que tinha que ficar la fora e pegar as grandes, e foi la e fez. ( Nao sou eu que to dizendo isso viu, so traduzindo nas coxa o que os dois ai falaram)

    tudo aqui pra quem quiser conferir – http://www.worldsurfleague.com/events/2014/mct/698/billabong-pro-tahiti/heatanalyzer

    falar so pra falar e fazer auezinho nao ta com nada.

    quero ver falar e citar a fonte.

    mahalo, a hui hou.

  9. FAla, meu Povooooo!!! Vamo ressucitar o blog?? bEdu, dando um sopro de vida na pagina, heim? Será que deletaram porque falamos bem do trombone aqui, meu chapa?? hehehehe

  10. tr0mb0ne

    Olha… quem sabe heim! Nao eh uma ma ideia!

    No momento a preguica de escrever, e esses detalhes brochantes impedem este pseudo escriba de “soltar o verbo”.

    Mas a vontade existe. E o prazer de rever os colegas sempre motiva!

    Valeu