Feliz Natal

A Trombone de Vara deseja a todos um Feliz Natal, e como Papai Noel não existe fica a nosso critério trabalharmos duro e economizar uma grana pra quem sabe fazer uma viagem de surf para algum pico de ondas paradisíacas.

Feliz Natal

Boas Ondas galera

aloha

 

 

Anúncios

92 Comentários

Arquivado em here

92 Respostas para “Feliz Natal

  1. Surfista do Asfalto

    Com certeza Gilvan, esse texto do Dane fica como exemplo. Nem tudo na vida é dinheiro ou competiçao, digo competiçao no sentido geral da palavra, ser o ganhador, ser sempre o primeiro, provar que é melhor que os outros, etc. Muito bacana seu texto, e a materia que saiu na waves linka pra mesma pagina que o colega Rafael postou. Otima sacada dos caras da layback de terem traduzido o texto do Dane.

    Sobre o Rico, nao conheço muito do cara, mas concordo com o Ivo, acho que podemos falar que o Rico é uma lenda do surf brasilerio, o cara é o cara. Se nao estou enganado foi ele (nao foi?) quem teve visao de empreendedor e “abraçou” o Teco e Fabinho e botou fé no surf dos caras e com isso contribuiu muito com a evoluçao do surf brasileiro. E o cara é um empreededor nato, alem de shaper, construiu sua escola de surf, seu site na web, se nao me engano tb ele esteve por tras da criaçao da primeira faculdade de surf do brasil (neste ponto tenho uma critica, pois esta faculdade de surf é um braço da faculdade de administraçao e penso que deveria ter nascido conectada à faculdade de educaçao fisica, dando mais enfase no surf como um esporte do que como um produto mercadologico). O cara é um visionario, colocou o nome dele e junto com isso o nome do Brasil no livro dos recordes diversas vezes. Surfando com a maior prancha do mundo e tb “juntando a raça” pra quebrar o recorde de mais pessoas descendo uma onda ao mesmo tempo, primeiro com 42 surfistas, depois em 2007 com 84 e 2008 com 100 surfistas na mesma onda (se nao me engano tb, preciso dar uma pesquisada, mas parece que a australia ou eua tiraram esse recorde nosso esse ano, com 105 ou 109 surfistas na mesma onda) mas enfim, o cara foi campeao brasileiro de surf diversas vezes, montou a equipe Rico ainda na decada de 70 dando oportunidade pro Brasil mostrar seu surf, etc e por ai vai…

    Mas sei desses fatos atraves da midia, nao sei se “nos bastidores” rolou alguma treta ou falcatruas, dando oportunidade somente pra galera da panelinha, passando gente pra tras, esse tipo de coisa. Mas acredito que se essas coisas tivessem acontecido ouviriamos falar delas e caras como Picuruta Salazar e muitos outros surfistas que fizeram parte dessa historia nao lascariam tantos elogios pro Rico.

    Po, ta meio pequena a foto Ivo, mas gostei dessa fish, a rabetona ta parecendo a boca do pac-man! O copinho parece que ta muito no final da prancha, desse jeito nao fica muito fragil nao?

  2. Surfista do Asfalto

    colocando o link da foto aqui tb pra facilitar

    e o link do post antigo pra galera pegar o bonde na estaçao..

    https://trombonedevara.wordpress.com/2011/12/09/pipe-vence/#comment-1759

  3. Surfista do Asfalto

    Ahh, e Rafael, deixe o dom de escrever para os escritores de verdade, caras como Luis Fernando Verissimo, Sebastiao Nunes, etc..

    Aqui somos simplesmente uma cambada de surfistas que gostam de ler e escrever!

  4. Mais um presente de Natal, video tuitado pelo Careca Sanguinolento, vale a pena assistir em tela cheia!

    _http://www.youtube.com/watch_popup?v=EEu42L0ufBY

  5. gilvan

    Pessoal…. Um Feliz Natal à Todos Vcs!!! Queria agradecer a chance dada pelo “Trombone” de poder compartilhar opniões, desabafos, sugestões, polêmicas, novidades….. enfim, compartilhar o sentimento surf dentro de um contexto democrático e liberal. Valeu Edu, Renato, Castro, Ivo, “Do Asfalto”, “De Santos”, Marcabro, Rafael e, outros peregrinos no Blog que fizeram valer a presença aqui boa parte do ano. Agradeço a amizade de vcs que nunca me parecerão virtuais. FELIZ NATAL BROTHER’S!

    PS: posto agora um vídeo do face compartilhado do Dadá

    Fhttp://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=t_ibXzIKU_0#t=84sigueiredo. Gostei muito desse som…

  6. gilvan

    …agora sim:

  7. po, muito legal o texto do Rico heim Gilvan! vou até dar repeteco no link

    http://www.revistasoulsurf.com.br/online/?p=1

    legal tb o video do Buttons no skate, novidade pra mim esse “remo” ae que ele usa.

    Valeu os agradecimentos e da minha parte eu agradeço a presença de vcs, com os links, videos, e muita prosa.

    Valeu galera

  8. gilvan

    Meu Camarada “…Do Asfalto”, lógico que existiu um motivo pra minha pergunta à vcs sobre Rico de Souza. Sei que ele sempre esteve à frente de tudo no cenário surfístico brasileiro, mas sempre tive a impressão dele ser um “padre marcelo” do surf, aquele que só aparece onde a mídia está, nunca onde o “Ideal” estaria. Quis saber da opnião de vcs por não ser carioca e não ter um conhecimento mais próximo do surfista, mas como o Do Asfalto quase quis dizer, no final dos 70’s e início dos 80’s ele não era bem quisto aqui na baixada, pois muitos o achavam um verdadeiro puxa-saco, um oportunista que entregaria até a mãe pra ter um destaque e alcançar seus objetivos. Ele sempre aproveita a oportunidade que os outros não enxergam e aplica a isso, todo seu slogan e “histórico” pra convencimento geral. Na verdade ele me lembra um pouco o Bill Gates em relação ao Steve Jobs…. Rico de Sousa aproveita todas as idéias e ações não realizadas ou concluídas. Virtude ou Pecado? não sei dizer… mas, desse jeito bem peculiar, ele impõe seu nome na História do Surf Brasileiro.
    Desculpem-me a quem admira esse Carioca e aos que tiverem opniões divergentes. Mas sou sincero quanto ao que penso sobre esse “legend”.

  9. Surfista do Asfalto

    Pois é Gilvan, eu escrevi que “acho que podemos” mas do acho pra certeza tem um grande passo né, entao fica “legend” mesmo entre aspas.

    Tem esse lado dele sim que da pra ver que o cara é instigado no sucesso, todo o lance de quebrar os records e tal, o cara curte os holofotes. Ele é um cara que FAZ, acho que enxergar muita gente enxerga, a diferença e que enquanto muitos enxergam mas ficam so pensando a respeito da parada, outros ja metem a mao na massa pra realizar a parada.

    Mas o que gostei do texto dele foi a sinceridade nas palavras, quando ele fala de estar no Hawai e ver o que estava rolando por la e como isso tudo dava uma vantagem pra ele no mercado, etc. O cara nao escondeu o jogo, ta ali no texto as cartas (talvez nao todas..) mas estao ali na mesa, sem firulas e bla bla blazinho de Ego. Vou ate fazer um copia e cola dessa parte do texto que gostei, vai ai entao nas palavras do Rico

    “Me atualizei em relação aos equipamentos, conheci os feras da época e vi a verdadeira realidade do surfe no Havaí. Essa experiência abriu meus olhos para tudo o que o esporte viria a ser no Brasil e me colocou numa posição privilegiada no mercado.”

    E como ele mesmo falou, outros caras estavam la pelas ilhas tb, a diferença é que esses caras iam la, surfavam e pronto. Ja o Rico pensou em montar uma vida em cima do surf, e largou a faculdade pra correr atras de seu sonho.

    Po, legal saber esse sentimento que rolava ai pela sua area nessa epoca Gilvan.

  10. gilvan

    Ótimo esse seu comentário “Do Asfalto”! realmente, pra ter certeza é um grande passo, e pq não responsabilidade de quem querer aviltar. Mas, mesmo mostrando meu parecer sincero, dei a chance de vcs conhecerem a versão do próprio Rico de souza onde ele conta um pouco de sua trajetória rica em histórias e fatos pitorescos. Valeu amigo por esse “feedback”.

  11. gilvan

    Edu, seu malandro! Um Feliz Natal especial à Vc! Agora tens andado escondido sob à “capa”. O que tá pegando? Tá sendo processado?…kkkk! Um abração “Bro” e, vê por onde anda o Renato… na certa anda montando nas renas, vai saber….

  12. Surfista do Asfalto

    Nao entendi a parte do “quem querer aviltar”

    to escondido nao po, to aqui ohh

    e esse lande de processo é com o doto Ivo!

  13. Rafael

    Ai galera queria desejar um feliz natal pra todo mundo, a agradecer o espaço que quase transcede o virtual, quando venho ao blog a impressão que tenho é que estou chegando na casa dos brothers pra trocar uma ideia, onde sempre rola respeito, aprendizagem, compartilhamento de ideias, realmente muito show a vibe que rola por aqui, não canso de dizer que aqui aprendo muito e me estigo muito a aprender mais ainda.
    É isso ai muita paz, saude e surf para todos!!! como é bom o fim de ano finalmente a temporada vai começar por aqui…rsrsrs!!!

    vlw!!!

  14. gilvan

    Do Asfalto, o “aviltar” dentro do contexto é quase o mesmo que caluniar; por isso, concordei contigo e falei da responsabilidade quanto a se ter certeza antes de correr o risco do aviltamento.

  15. Surfista do Asfalto

    OK, agora entendi Gilvan, valeu.

    Feliz Natal ae Rafael,

    Po, fiz um comentario la na revistasurfar, mas parece que os caras la vivem ainda no tempo da ditadura… censuraram meu comentario, so pq eu fiz uma critica em relaçao a trilha sonora do video. Achei o som que escolheram chato pra caramba, e comentei sobre isso. Mas da-lhe censura! Revista Surfar!! Surf é liberdade!!!

    fala serio!

    http://www.revistasurfar.com.br/portal2/blog/?p=13173&cpage=1#comment-1493

  16. Surfista do Asfalto

    um link ae galera, sobre o anti doping, o cara pegou num ponto que eu nao tinha parado antes pra ver, e faz sentido..

    se rola tanta marmelada na ASP, sera que nao vai rolar marmelada no anti doping tb??

    http://neartheocean.wordpress.com/2011/12/26/antidopingwt/

    ai ai ai..

  17. Rafael

    Muito bom o texto, o autor foi muito feliz em levantar a questão da seriedade que vai ser dada ao anti-doping…infelizmente concordo com ele, ja vemos o que acontecemos para alguns passarem suas bateiras, o que dizer então da possibilidade de serem expulsos do tour, complicado viu.

  18. Surfista do Asfalto

    complicado mesmo, acho que a primeira coisa a saber é a forma da aplicaçao, e quem aplicara. Se quem vai aplicar é a propria ASP, ai ja vai ficar claro que a marmelada vai comer solta. Mas se o teste “ficar na mao” dessa tal WADA, ai acho que podemos confiar que essa agencia anti doping nao vai querer saber se o surfista é “grande” ou nao é.

    Nao sei como funciona o anti doping em outros esportes, vou pesquisar um pouco pra me interar mais sobre isso.

  19. Surfista do Asfalto

    tava vendo uns vidz no utubs po, esses aussie sao doidao, essa onda de Ours ou Theirs como sugere o video hahah, muito loca essa onda!

  20. Surfista do Asfalto

    mais um, esse aqui acho que é parte daquele documentario Bra Boys

  21. Sinal amarelo do evento BWWT, Nescott Reef, mas nao tem o link “live” entao acho que nao vai rolar webcast…

    muito foda os caras fazerem esses eventos mas nao fazer webcast!

    http://nelscottreef.com/2011Event.html

  22. Ivo

    Fala galera, desejei Feliz Natal a todos no outro post e repito aqui.
    Bom, primeiramente não sou carioca, apesar de morar aqui no Rio há 11 anos mais ou menos. Sou paranaense de Curitiba (nem praia tem, hehehehe). E sempre soube dessa rivalidade Sampa x Rio (no surf e em várias outras coisas), especialmente na época dos grandes festivais e tudo mais (bem que podia ter mais imagens desses eventos que devem ter sido duca..;).
    Aqui no Rio mesmo rola uns comentários que quando tem eventos envolvendo o Rico, geralmente só a panela dele leva $$$. Mas é aquilo, né? Papo aqui, papo ali, mas comprovação mesmo nunca vi e concordo com o Asfalto qdo diz, que se ele fosse ruim, ou malandro, ou mal, já teria se queimado e sumido do cenário.
    Falo que ele é o cara, porque na agua, apesar dele surfar muito (e quebra o velho, impressionante), é um cara super educado dentro da agua, não é fominha, espera suas ondas como qualquer outro (mesmo estando de longboard). Ele nem sabe meu nome, mas sempre que me ve faz questão de cumprimentar e tal. Essas pequenas coisas fazem diferença para mim e fizeram que eu o admirasse mais ainda.
    Asfalto, acho que vc confundiu, quem pegou o Fabinho e o Teco no colo e jogou no mundo foi o Alfio, dono da Hang Losse (e da surf co. dona tbém dos direitos no Brasil, da quick, Volcon, Rusty, entre outras, monopólio? quase).
    O lance que me lembro sempre do Rico é que acho que ele ainda é o brazzo que mais vezes pisou nas ilhas sagradas do surf. E teve o lance dele pedir uma passagem pra Oahu nas portas da esperança do Silvio Santos (é mole?) e ganhou!

    Já postei outras melhores lá no Caralivro Asfalto. Eu viajei (embreagado na real) e a resolução do cel tava lá embaixo, hehehe.
    Adorei a bóia, e espero tentar coloca-la na agua ainda essa semana, tbém achei o copinho meio mal colocado, mas se cair sobra pro Olimpio…hehehe.
    Mas o que achou do quiver, dá pra brincar em quase qualquer condição, né? uma 6´6, duas 6´4 (iguais), duas 6´2 (iguais, só que uma squash e uma round pin) e uma 5´10.

    http://www.facebook.com/pages/SURFOCRACIA/297940490218038#!/pages/SURFOCRACIA/297940490218038?sk=photos

    Falando do anti dopping, eu acredito que os caras terão que seguir as regras do COI, até porque ainda tem esperança do surf virar olimpico um dia. Se for assim a chance de ser uma parada séria é maior.
    O que vai ter de pro tremendo com crise de abstinencia…vai vendo.

    Na boa, esse circuito de ondas grandes é uma das melhores ideias que já tiveram, pena que todos os envolvidos tratam a parada de forma bem amadora.
    A premiação comparada com o risco que os caras correm é de um ridiculo que não tem tamanho. Aquele evento em Pico Alto que o Gordo fez a final, tinha 10 mil doletas de premio. TOTAL!!!! Não para o vencedor, 10 contos era o premio total do evento. Qué isso? brincadeira de mal gosto. Isso que tinha Sony como um dos patrocinadores.
    Os surfista tbém levam uma parte da culpa, já que se submetem a isso.
    Não sei como esta a premiação deste evento em Nescott Reef, mas se realmente não houver transmissão on line é mais uma comprovação do amadorismo na condução da parada.
    Lamentável. O campeão mundial de ondas grandes devia ser mais valorizado.
    É isso…abç

  23. Valeu Ivo,

    Pois é, teve esse lance dele pedir passagem pra ir pras ilhas sim, foi no programa “o ceu é o limite”, ta na materia que o Gilvan postou o link no post anterior, acho que ta nesse post aqui tb ali pra cima, eu repostei acho.

    Pode crer, foi o Alfio.. viajei. E o Morongo da mormaii tb “abraçou” a dupla dinamica, nao foi?

    Legal saber esses detalhes ae do Rico no Rio, valeu.

    O BWWT ta começando né, assim como o SUWT, acredito que vao crescer muito, principalmente o Big Wave, talvez esses eventos devem estar sendo feito no nivel de “teste”, pouca grana ainda pra ver a viabilidade. Mas acho que vai decolar esse tour viu. Po, tem tudo pra decolar né! Qual surfista que nao quer ver ao vivo os caras se jogando nas morras cabulosas mundo afora?

    Nao tem informaçao a respeito da premiaçao de Nuscott 2011, e no link dos resultados do Nuscott 2010, aparece somente a colocaçao dos surfistas, nada de premiaçao.

    Vendo a foto com melhor resoluçao, da pra ver que tem um pedacinho ainda de longarina depois do copinho. Como tem uma linha preta em volta, na foto escura nao deu pra ver essa longarina e parecia que o copinho tava bem no limite da rabeta, hehehe. Mas mesmo assim, ainda mais por ser uma prancha que parece ter bastante volume, quando a onda “segurar” ela vai fazer bastente pressao na cordinha. Mas se estourar o copinho é so tu levar la no video show! hahahhah

  24. ficaram sabendo da ultima?

    saiu la no site da ASP agora pouco, ano que vem nao tem mais corte no meio do ano! Essa ASP é fogo heim!! Ao enves de aumentar o numero de corte e fazer um tour mais dinamico, ela retira o corte, retroscede e volta na mesma..
    tosquera..

    http://www.aspworldtour.com/2011/12/27/asp-surfers-and-board-of-directors-vote-to-deactivate-the-midyear-rotation-in-2012/

  25. Ivo

    coisa do Perrow, o Conspirador.
    Ainda bem que segurei o que tava escrevendo sobre o tour…
    Já imaginava, o Julio Adler já tnha dado a letra de que tudo podia mudar….
    Agora sem rotação, qual a função do ranking unico?
    Já que é assim separa logo, os 34 do WT do resto da galera…enfim…

    Concordo que tá no inicio e tudo mais do tour de ondas grandes, mas campeonatos em ondas grandes não são novidade para ninguém e eles sabem o risco que os atletas correm…

    Na real o big surf paga mal e paga poucos.
    Evaristo, lembra? Big Rider de primeirissima…li em algum lugar que se ele não arranjasse apoio até o fim do ano desistiria do esporte…
    foda…

    O Danilo Couto mesmo até fechar com a O Neill ralou muito sem apoio…

    E me deu raiva ver uma gigante como a sony fazer milhões com as imagens dos caras em pico alto e devolver 10 contos de dolar pra galera…eu mandava enfiar…hehehe (o revoltado)

    Qto a bóia, pode crer…se quebrar, Olimpio neles!!! hehehe E ele ainda me deve uma 6´5 que tinha encomendado para ir pra Indo e qdo me machuquei pedi pra ele segurar…mas tá paga.
    Acho que essa semana dou um banho nela. Primeiro surf desde 17/04/11.
    A remada dela vai ajudar, depois te dou a letra de como ela funciona…tem cara de ser boa…tomara.

    Do Teco e Fabinho, salvo engano o Morongo chegou junto com o Alfio no apoio. Aliás a Mormaii é uma das empresas mais exemplares do mundo na questão de patro, já que mantém desde sempre uma equipe na folha…

    Diferente de várias marcas sangue suga que tem por ae…

    Vcs que são do sul conhecem a história do irmão do Morongo? Moronguinho. Trocentas vezes campeão de motocross…não sabia…vi outro dia um documentario sobre o cara…

    Aqui no Brasil infelizmente ainda temos poucos casos de reconhecimento dos feitos do esporte.

    Peterson, Teco, Fabinho, e muitos outros são respeitadissimos no mundo do surf, mas aqui, não damos o devido valor.

    As entidades do surf tinha que colocar esses caras na folha pra ajudar a nova geração…o conhecimento e experiencia desses caras não tem preço.

    Sei que o Peterson já da a maior força pra molecada, mas por iniciativa dele mesmo…que tem conciencia de sua posição e responsabilidade no surf nacional.

    Eu se fosse, Oakley, patrocinava o Peterson, por exemplo, só pra acompanhar o Jadson e o Mineiro no tour…

    abç

  26. Nao sabia desse lance do motocross nao.

    O Brasil é muito juvenil ainda no surf, mas tudo o que rola por la ou por aqui na gringa acaba chegando no brasa, as vezes demora, mas chega. E se a gente der sorte nao vai demorar tanto pra Peterson, Teco, Fabinho, Renan, Vitinho, “voltarem” a fazer parte do tour. Assim como Occy “faz parte” do tour, Luke Egan, etc. Cada um fazendo um tipo de trabalho mas no fundo fazendo a mesma coisa, contribuindo pro surf e tb se dando muito bem, mantendo o nome na vitrine e patrocinios.
    Brasil ainda vai perceber isso, e como o exemplo do Ivo, colocar o Bronco junto com o Jd e Mineiro, é lucro puro, tanto na grana como no surf.

    Mudando de assunto, nao sei se vcs viram a materia sobre o wamea river na waves? Vacilo do Gabriel Pastori que escreveu e da waves que publicou, sem falar do vacilo dosbrasas la no hawaii que fizeram a parada.

    O lance é que como o proprio Pastori escreve na materia, esta proibido surfar a onda do waimea river, mas mesmo com proibiçao os brasucas foram la e abriram o rio pra surfar a onda. E tao se achando os malandros! Publicando materia, fazendo videozinho, e comentando por ae.

    http://waves.terra.com.br/surf/fotos/hawaiian-style/50776

  27. Rafael

    É incrivel como no Brasil ainda não enxergaram o beneficio que pode trazer para o surf nacional essa permanencia dos idolos no cenario, principalmente ajudando a nova geração no tour, acho que só Fabinho e o Teco consiguiram se manter um pouco na cena, se não me engano o Teco era detentor da licença do WCT Brasil, Fabinho continua ai na Hangloose como freesurf e ja vi uma materia ele levando a mulecada pro Hawaii pra ganharem experiencia e tal…ah e tem o Renan Rocha na ESPN…

    Que vacilo mesmo esse lance ai de Waimea River…não via a materia ainda chegar em casa dou uma olhada…aqui no trampo não entra no waves…mas acho que isso ainda vai render viu…

    Mudando de assusnto galera morreu o fundador da surfline, Sean Collins, sofreu um ataque do coração jogando tênis e não resistiu.
    http://www.surfguru.com.br/noticias/noticia.asp?id=4892

  28. Surfista do Asfalto

    valeu os links galera, depois vou conferir, tava navegando na surfermag e vou deixar 2 links ae de materias que gostei. Qq duvida que o goglio tradutor nao responder é so perguntar Rafael!

    http://www.surfermag.com/blogs/how-to-judge-a-world-tour-wave/

    http://www.surfermag.com/features/week-in-review-38/

  29. Ivo

    Outra boa dica…não lembro de quem…via twitter:

  30. Ivo

    Ae galera, vão no CastroNews…
    Castrão ficou bolado com a ASP…hehehe
    com razão….diga-se
    abç

  31. outro link sobre o corte do corte! haahahah

    cortaram o corte do meio do ano! po que sacanagem! bando de velho que tem medo de mudança!! fala serio kkkk

    http://blog.demonfactory.com/2011/12/28/change-is-good-or-is-it/

  32. po, valeuzao pelo link da prancha do Rob Machado, quando vi a foto la na castrozone, fiquei super curioso! Curti a prancha, minha 5’9 (feita atraves de uma 6’6 que serrei o bico) tem um bico muito parecido com essa prancha do Rob. Mas o resto é normal.

    Acho que essa prancha do Rob funcionaria melhor com uma rabeta diferente, sei la, alguma coisa que acompanhasse o fluxo de agua das “asinhas” laterais.

    po, o outro video ainda nao vi, muito longo. Mas tava surfando no vimeo e achei o “surf madness” filme do sterling spencer que fez bastante sucesso, supostamente MUITO engraçado, assisti mas achei bem chatinho, confesso que dei risada na “cena do cavalheiro” mas no mais achei muito ruim. Os caras dao uma zuada com o Mineirinho, mas tomara que produtores de video do brasil aprendam e façam o mesmo. Ao invez de ficarem lambendo as bolas dos gringos, sacanear com eles e valorizar produto nacional!

  33. Rafael

    Valeu do asfalto..pode deixar que se eu não desenrolar eu peço ajuda…muito bom o filme ai Gripping Stuff gostei… brother essa prancha do Rob Machado eu achei muito esquisita quando usou na Triple Crown, não gostei, pode até ser que funcione bem mas não me agradou.

    Olha em relação a ASP não sei mais nem o que dizer, alias nem o que pensar, isso só vem a coroar o brilhante ano de 2011, agora só resta sentar e esperar pra ver o que ainda pode mudar até começar o Tour, pq no rumo que as coisas estao acontecendo nao duvido nada de ainda termos mais novidades.

    E enquanto fico rezando pra chegar o fds pra surfar e ter onda, Noronha ja ta botando altas ondas…só de pensar que minha trip pra la furou fico quase em depressão..rsrs
    http://www.cearasurf.com.br/acao-noronha/cearasurf-no-reveillon-em-noronha-0

  34. po, tenho uma amiga que visitou Noronha e nunca mais voltou! hehehe, bom, ela voltou so pra pegar suas coisas, dizer tchau pra galera e foi morar la, alem de surfista, ela tb é mergulhadora e achou um trampo numa escola de mergulho por la. De vez em quando ela manda umas fotos das ondas e dos mergulhos. QUE PARAISO!!!

  35. sobre o corte, comentei la na castrozone, minha opiniao é que deveria ter 3 cortes por ano. Assim surfistas teriam 3 eventos pra mostrar seu surf, nao mostrou surf, nao conseguio resultado, cai fora e da lugar pra quem ta quebrando nos primes e qs. Dessa forma tb quem tem surf mais caiu por que tava numa ma faze é so voltar a surfar bem, fazer uma final de prime e garantir sua volta a elite depois de alguns meses.

  36. gilvan

    … E lá se vai a dinâmica do Tour. A única coisa positiva que restou nessa amarelada da ASP foi nosso dois talentosos novatos (Gabriel e Miguel) terem garantido suas vagas antes do retrocesso dessa mudança. Agora, o Kieren foi muito “cara-de-pau” ao se manifestar (ou liderar) sobre a alteração do regulamento, sendo que, visivelmente ele será o melhor beneficiado. O aussie bem que poderia ter dado uma disfarçada, fingindo indiferença (mesmo dando cambalhotas…).

    Realmente, a premiãção nesses torneios de Ondas Grandes é uma “piada”, uma verdadeira “merreca”! Tomara que esses organizadores pelo menos cubram os competidores com um seguro de vida e plano de saúde. E que nos premiem com uma transmissão pela web, algo que esses caras parecem não ter a sensibilidade de perceber e que favorecem não sómente a nós surfnautas mas tbem a esses fenomenais Big Riders que terão suas performances sendo assistidas ao vivo por milhares (senão milhões) de pessoas.

  37. valeu o link Rafael, ta bem legal a materia e o que me chamou atençao foi a rapidez do aplicativo das fotos. Po, fenomenal, é so clicar e a foto aparece! Ate fiz um comentario la elogiando o site falando que ta muito bom o esquema das fotos.

    Bem diferente de outros sites ae que demora (pelo menos pra mim com uma net de 1mega) demora pra caramba pra aparecer as fotos e depois da terceira foto ja estou sem paciencia pra ver.

    Nesse site ae da cearasurf o negocio ta turbinado, mostrando que o problema nao é a velocidade da minha net, mas o aplicativo ou programa usado pelo site.

    SHOW!

  38. Rafael

    Aproveitando o gancho do cearasurf vou postar uma matéria de uma trip que a galera vez pra Cabo verde, segundo relatos dizem ser coisa de sonho, altas ondas direto e melhor sem crowd, e dizem que o unico surfista que vive por la é o cara da Afrikitesurf. Foi feito uma serie de materias durante a trip vou postar o link com a ultima só pra ilustrar.

    http://www.cearasurf.com.br/pelo-mundo/expedicao-cabo-verde-2

    Aqui vai o link do Afrikitesurf.
    http://www.afrikitesurf.com/
    link galeria de fotos

    Ai galera não tenho nehuma relação comercial com eles, estou apenas divulgando ai um destino que pelo menos eu não tinha conhecimento como destino para o surf.

  39. Ivo

    fala raça…
    depois de 8 meses e 12 dias voltei a dar um mergulho no mar acompanhado de uma bóia de surf.
    estava meio cabrero e escolhi as ondas cheias da praia da macumba para o retorno. Tinha um metro, algumas maiores, meio balançado e cheio, mas melhorando com a maré secando…
    Achei que não ficaria nem de pé, mas a perna e principalmente o joelho me surpreenderam…foram poucas ondas antes do joelho chiar e começar a inchar…mas já valeu pra mostrar que os exercicios na piscina estão dando certo e se continuar o tratamento e o fortalecimento da coxa+joelho posso, quem sabe, voltar a surfar como antes…
    A 6´6 é uma nave. Tem flutuação de fun board e como a swallon é enorme, parece que funciona como duas rabetas pin, com a prancha bem segura na parade da onda mas com uma troca de borda relativamente fácil, considerando o tamanho do barco…
    SURFEI!!!! OBRIGADO SENHOR!!!!

  40. Ivo

    agora falando da ASP, vou colar o que já gralhei lá no castro zone…e dar uns pitacos:

    É isso ai Castro.
    Já esperava alguma papagaiada vinda da ASP. Julio Adler tinha dado uma letra um tempo atrás que havia uns revoltosos a fim de promover mudanças.
    Sinceramente gostaria de ver o novo rule book (no site da prestigiosa associação dos surfistas profissionais a última atualização é de out/2011) para tirar as várias dúvidas que estão pipocando em minha cabeça.
    Desde já fica a garantia da manutenção de todos os nossos atletas até o Pipemasters 2012, com o Panda e Camarão como alternate (será?).
    A rotação de meio de ano aplicada deu uma sacudida legal num ano bem parado na disputa do título. Achei que foi coincidência apenas jovens aproveitarem a rotação.
    Parece que os caras do WT não entenderam o sistema e ficaram acomodados apenas no WT no primeiro semestre (Fred P, Tiago Pires e Davidson por exemplo) e deu no que deu…
    Não necessariamente a próxima rotação seria aproveitada apenas pela nova geração (em 2012), porque certamente teríamos os escaldados deste ano correndo atrás para se garantir após o corte, tanto os que permaneceram (Tiago), os que foram convidados (Fred P) como os que ficaram de fora (Davidson), participando dos Star e Primes desde janeiro.
    Mas pelo visto os caras quiseram se garantir. (quem tem, tem medo, NE?)
    A verdade é que tem muitos moleques abaixo dos 25 realmente bons, em quantidade suficiente para realmente promover uma troca de guarda no tour.
    Ai velho, quem vota? Todos votam ou apenas alguns?
    Apenas alguns votam. Será que eles representam realmente a vontade de todos os surfistas?
    E os consumidores? Fizeram algum tipo de enquete para ver se o público gostou ou não das mudanças?
    Mas antes que eu fale alguma M…vou tentar me controlar até ver o novo Rule Book para o parecer definitivo…
    abç

    28 de dezembro de 2011 11:29

    Surfocrata disse…
    Castro…falei que ia tentar me controlar…IA
    Bom uma questão que já tava entalada (e faz parte do futuro post dos top 34 do SURFOCRACIA) é o ranking.
    Todo mundo, todos os blogs, todos os sites que vi promoveram aquele ranking em que o Medina ficou em quarto e os feitos do Mineiro ficaram um pouco de lado.
    Típica reação da nossa imprensa, diga-se.
    Ou vc duvida que se o Mineiro arranca um terceiro ou um vice campeonato todo mundo ia estampar o ranking do WT ao inves do unificado?
    Nada contra o Medina, pelo contrário. Só acho que não temos como compara-los. Mineiro participou de poucos Primes enquanto Medina de quase todos…
    Enfim, aparentemente com a nova regra o ranking utilizado para seeding será o do WT e não o unificado…veremos…

    Complementando: realmente gostaria de ver o novo Rule Book dos caras…porque anunciaram uma mudança, ok? mas toda mudança gera repercuções e essas tem que estar refletidas e previstas no Rule Book…

    Com o fim da rotação eu acho que o destino do ranking unico é a extinção, já que fica evidente a separação de 3 divisões no mundial, WT, Prime e Star e os primeiros competirão sozinhos durante 12 meses, com o melhor sendo declarado campeão do mundo…
    O melhor das outras divisões será campeão de algo? Campeão Prime? Campeão Star? StarPrime Champion? Não leva nada? Nem um vale coxinha com refresco?

    Como será feita a seleção dos próximos top 34 em 2012/2013?
    Será pelo ranking unificado? Serão os 20 primeiros do WT mais os 12 primeiros do StarPrime? Outra fórmula que o Perrow ainda esta matutando?

    Qual é? To parecendo o Erich von Däniken com tanto ponto de interrogação…

    Se fosse pra chutar eu diria que haverá a manutenção do ranking único para a definição da vaga…
    Vai rolar novamente o que falei da classificação deste ano (e que o Martinez já questionava) com atletas que sequer cairam juntos nos campeonatos em posições sequenciais no ranking.

    Como explicar para um leigo porque um cara que não competiu em nenhum WT esta na frente de outro que só competiu no WT no ranking unificado?

    Pra falar a real a única coisa maneira dessas mudanças todas era a rotação…
    Os dirigentes da ASP devem ter feito especialização em Brasilia…
    Incompetencia igual só vi no nosso governo…

    abç

  41. Ivo

    Mais uma coisinha…
    Diante da vergonhosa dupla entrega do titulo mundial deste ano…será que a ASP conferiu se não ha a possibilidade de um cidadão (Um freakMedina da vida) vencer TODOS os Primes e ficar com mais pontos no ranking unificado que o campeão do WT?

    Seria interessante…

  42. vai continuar com ranking unificado???

    pra que??

    so pra abrir brecha pra esse tipo de confusao!!?

  43. Ivo

    não sei se vai continuar o unificado…imagino que sim…senão como escolherão os top 34 para 2013?
    Teriam que definir desde já quantas vagas os caras do Prime e Star estão disputando, né?
    ASP CADE A PORRA DO RULE BOOK?
    hehehe

  44. Ivo

    boa idéia:

    http://www.surfermag.com/features/best-heats-of-2011/

    vou até separar as minhas favoritas.

    abç

  45. legal a selecao de videos da materia, nao lembro muito bem dessa bateria do Julian vs Kai Otton que o pessoal ta falando nos comentarios.

    Na minha opiniao praticamente todas as baterias de chopes foram as melhores baterias do ano! Que evento alucinante!

    Sobre o ranking, por enqanto entao fica aberto pra confusao, pois alguem pode muito bem ter bons resultados no WT e uma ou duas vitorias de Prime e “trocar” uma 9° ou 13° colocaçao por 3° e ficar na frente do outro surfista que nao tem vitoria de prime e nao “troca” pontos.

    Talvez esteja ai outra ideia de dinamismo para o tour, obrigando os tops a correrem os primes pra trocar 13°, 9° por 3°, quem sabe..

  46. Ivo

    Do outro lado do Oceano há insatisfação também:

    http://t.co/szLzsBwm

  47. Ivo

    Cara, concordo que CHopes foi duca…mas pra mim Peniche foi melhor, onda na beira d agua, imagens com qualidade impressionante e uma bateria melhor que a outra…
    Tahiti teve mais pressão, mas perfeição mesmo foi Peniche e com esse nivel de surf as melhores notas do ano foram em Portugal…
    Ainda to separando, porque vou plagear essa matéria lá no blog…hehehee
    dando os créditos, lógico…
    Pensei em fazer as melhores dos brazzos…
    Uma que não vai faltar é a bateria das quartas entre Mick Fanho x Jadson André em Bells. A segunda garfada do ano: Jordy x Alejo em Snapper e a polemica do primeiro semestre Mineiro x Owen…entre outras…

  48. gilvan

    No quesito transmissões, concordo com o Ivo; Peniche foi o melhor palco de exibição pra quem assistiiu na web o ano todo. Me lembro de uma cena em que aparecia a duna de areia bem à frente do cara entocado, onde estavam um pessoal sentado, outros em pé formando um quadro único. Parecia um vídeo editado, daquele filmão memorável. Deixo aí embaixo um comentário de um inspirado Tulio Brandão sobre esses últimos movimentos da indecisa ASP. Feliz Ano Novo à Todos Vcs meus Brothers!!!

    http://waves.terra.com.br/surf/noticia/asp-no-corner-do-ringue/50807

  49. isso ae!! Feliz Ano Novo galera!!

    que 2012 role ALTAS, tanto nas comps quanto nos quintais de casa pelo mundo afora!

  50. a pagina sobre o “corte do corte” no site da ASP ta com uns comentarios bem interessantes, ta um pouco dividido, mas acho que tem mais comentario dizendo querer um tour com mais cortes do que comentarios a favor desse tour onde na tem troca de surfista durante o ano.

    confiram la

    http://www.aspworldtour.com/2011/12/27/asp-surfers-and-board-of-directors-vote-to-deactivate-the-midyear-rotation-in-2012/

  51. ivo

    Fiz o post dos top 34 lá no SURFOCRACIA galera.
    Da um look. Pode me malhar nos comentários se achar uma m….

  52. so um detalhe galera, o 1 estrela da australia vai ter webcast, nao tem nenhum brasa escalado, mas vale a pena dar uma conferida pra ver como esta o surf da mulekada aussie, ja que o evento alem de 1 estrela qs é tb evento junior. A previsao nao esta muito boa, o evento tem periodo de espera curto, 5 a 9 de janeiro, lembrando que ja é dia 5 la na australia, deve amanhecer daqui umas 4hs e rolar chamada do evento.
    vai os links ae, do evento
    http://www.prosurfinglive.com/live/2012/bells/live.php
    e da previsao da surfline
    http://www.surfline.com/surf-spots-breaks/victoria/torquay_6483#Bells Beach/Winkipop

  53. ta rolando evento na australia, mas por enquanto nada de webcast, ta naquele esquema Scores ON Vision OFF
    video que peguei no twitter, nao lembro de quem rsrsrs..

  54. link de um blog com varias pranchas diferentes

    http://dantomo.blogspot.com/

  55. po, tentei assistir esse Lost Atlas ontem, mas achei muito chatinho, nao dei conta nao. Houvi dizer que o Year Zero ta bem legal, mas ainda nao vi.
    Video do Jd que tuitaram, sonzinho diferente e interessante

  56. e o Wilko aprontou mais uma heheh

  57. outro video dessa sessao de surf que rolou em Jaws

  58. Ivo

    CHINA ABRE OS OLHOS PARA O SURF

    http://hainaninternationalsurfingfestival.com/china-cup/

    Os baianos lançaram moda em Jaws…que crowd!

  59. Surfista do Asfalto

    eles tao zuando Ivo, usando do sarcasmo para atacar o Medina, ja li todas as 4 partes da preview e eles atacam o Medina em todos eles. Mas é isso ae, a gente ja esperava isso e vai ser assim o ano todo, vao atacar como sempre atacaram.

    Resta os brasileiros se ligarem e pararem de lamberem tanto as bolas dos gringos e começarmos a valorizar o surf de casa!

    e sobre o surf na china, tu viu que bizarro, tem 2 sites praticamente iguais eu até tirei foto de tela no caso deles tirarem algum dos sites do ar, mas 1 site é da ISA e outro da ASP, tudo praticamente igual, so muda o “selo” ISA e ASP, e tu viu a materia no waves sobre esse evento, hehehe alguns comentarios bem engraçados.. http://waves.terra.com.br/view/CommentAction?commentId=235663

    aqui vai o link do evento da ASP na china
    http://hainaninternationalsurfingfestival.com/hainan-classic/

    meio confuso essa coisa heim? 2 eventos ao mesmo tempo, nao to entendendo direito na real, preciso dar uma olhada com mais tempo pra ver se entendo

    valeu

    achei o Year Zero e talvez hj de noite ainda vou conferir, acho que foi o Diogo Alpendre que tuitou dizendo que se surpreendeu com o filme, vamos ver, esse Lost Atlas ae eu achei muito chato, sei la, gosto de videos estilo documentario, ou que pelo menos tenha uma estoria, como o Nalu, ou Surf Adventures. Filme so de surf e musica eu nao aguento por muito tempo nao. Aquele outro que tu postou ainda nao conferi, mas to afim de ver ainda

    fui

  60. Surfista do Asfalto

    e pois é ne broder, um mar cabuloso desse era de se esperar “menas” cabeça na agua!!

  61. mais um videozinho, Joao Joao no Hawaii

  62. Ivo

    TA FICANDO FÁCIL, OU É IMPRESSÃO MINHA…

  63. Ivo

    Falando do demonfactory…parece realmente isso…zoação…mas é algo que o moleque terá que se acostumar. Como disse lá no surfocracia. Acho que este ano é mais fácil o Mineiro sofrer uma perseguição da ASP (tipo Jadson 2011) do que o Medina que, queiram os gringos envolvidos no esporte ou não, caiu na graça do povo. E povo, entendo, internautas, sem fronteira mesmo. Mas apostar no cara que venceu 2 das últimas 4 provas do ano não é loucura, é até lógico.

    falando do antidopping, deixei meu pitaco lá no castro, que colo aqui agora:

    assunto é o que não falta nesses dias brazzos em campeonatos, hein?

    Bom, eu já tinha lido esse texto do Warwick (que venceu em Noronha, lembram?), e vou te dizer que não duvido nada…inclusive dizem que o teste do Neco na França não acusou apenas o remédio pras costas, acusou outros elementos proibidos…como não divulgaram nada, fico com a versão dele, que foi o único que apresentou sua versão até agora…

    E discordo totalmente do texto do maluco, que acha que pra ser maneiro, pra ser “herói do surf” ter que ser doidão, tem que virar a night e ir pro campeonato zoado…
    Engana-se o sul africano ao achar que os figuras de hoje que tiram onda de bom moço nos eventos, com bolas de alongamento e etc, não são usuários de substancias pra lá de proibidas fora dos holofotes…

    A parte positiva do anti dopping reside justamente ai. A lisura competitiva, saber que o adversário esta na mesma condição que vc. Até pro torcedor, ter essa garantia, é um bonus para o espetáculo…

    A parte negativa, como disse em outro comentário, é a proibição de substancias que comprovadamente NÃO ajudam no esporte…bem como a punição exagerada independente da substancia encontrada.

    um exemplo: sou totalmente a favor da Lei Seca. Salvou incontáveis vidas, especialmente aqui no RJ, onda as autoridades viram um verdadeiro caça níquel dando mole, e há alguns anos fazem a rapa nos motoristas da cidade.
    Contudo, sou extremamente contra o texto da Lei, que impõe determinado limite etílico no sangue e não distingue devidamente aquele bebedor social, que ainda esta em condições de direção daquele maníaco que não consegue nem andar, quiçá dirigir. Se temos tecnologias como o bafômetro, porque não “humanizar” o teste e verificar efetivamente a capacidade do motorista e não apenas multá-lo sob a ótica fria da norma…

    digo o mesmo do antidoping, então o cidadão esta com um problema da saúde e não poderá resolve-lo, já que a medicação, mesmo que não promova aumento de capacidade para atividade física, esta relacionada entre as substancias proibidas…
    há de se ter racionalização do teste, buscando não só a lisura do esporte, mas justiça em cada situação que se apresente…

    abç

  64. Ivo

    já vi imagens de soup ball em diversos videos e documentários, mas o desse video é o mais perfeito que já vi…
    que mar é esse?
    Deus quem fez…

  65. irado o video, interessante a prancha do Mason Ho, no 1:18, com aquela rabetona bem quadrada, ja vi essa rabeta em alguns videos, nunca surfei com uma prancha assim, mas deve ser interessante, um fluxo grande de agua no pe de tras, acho que vou gostar, ja que eu nao “quebro” tanto a linha no surf, e para ondas como essa ae deve funcionar bem.

    Altas ondas, po tentei ver o year zero ontem mas nao dei conta, sei la, filme sem estoria nao aguento, ver um video como esse ae, com 4 minutos e rolando um som é show, mas um video de 40 minutos so de som e surf acho meio chato.

    vou conferir esse Icones do Aloha ae, vamo ve qualé

  66. AInda nao vi tudo, vi so o primeiro episodio com o Shane Dorien, curti pra caramba, esse tipo de filme eu me encarno, valeu o link!

    visse isso aqui ja? é ficar de olho sempre no site, pq quando rolar vai ser irado heim!!
    http://mavericksinvitational.com/

  67. Surfista do Asfalto

    Po, eu tinha visto no site da ASP e nao sabia que o evento da ISA começava hj ja! E ta rolando

    http://hainaninternationalsurfingfestival.com/china-cup/live/

    Entao ficou assim, primeiro rola o evento da ISA e depois dia 11 começa o da ASP

    ta meio pesada a transmissao aqui pra mim, net de 1 mega nao ta aguentando..

  68. Ivo

    É, na realidade desde que anunciaram esse evento na China já avisaram que seria um evento de “mando duplo”. Parada histórica na real, pela primeira vez a ASP e a ISA organizam juntos um evento. Pelo que vi, na realidade o evento mais da ISA do que da ASP, já que o Star que vai rolar depois da copa de nações, também será tocada pela ISA.

    Não consegui ver mto do campeonato, apaguei, mas a China deve ter muita onda boa velho…fiquei viajando aqui nisso…imagina qtas ilhas, qtas praias, qtas boca de rio, beach break, reef break, point break deve ter na costa dos caras que é gigante, como a nossa…

    Nada a ver com surf, mas um amigão meu, transferiu quase que todo seu negócio para a ASIA (China e India, na ponta do lapis, com nossos impostos é melhor fabricar lá e importar do que fabricar aqui, é mole?) e ficou um tempão na China ano passado e me garantiu que os caras, com a disciplina que tem, vão dominar o mundo rapidamente, pelo menos economicamente estão bem e com um potencial forte…
    Acabou o império EUA e inicia o império Chines?

  69. Ivo

    Falando em Marvericks:

    http://www.santacruzsentinel.com/sports/ci_19699083

    Estive na gringolandia esse ano e zapeando na TV encontrei um documentário da HBO que entre vários assuntos, teve um bloco sobre drogas no surf, contando a história do Anthony Ruffo. Meio que linkando com a morte do Andy, mostra como o Ruffo procurou ajuda e tal…o Flea, que tá no link acima, aparece no documentário falando que tbém é/foi usuário do ilicito…

  70. Surfista do Asfalto

    mais um dessa sessao epica de Jaws 4 de Janeiro

  71. Surfista do Asfalto

    Ivo, eu nao sou muito entendido do assunto, mas gosto de falar sobre politica, finanças, etc. E pelo que tenho visto na net e nos bates papos com amigos, a China ta vindo com tudo e a previsao é essa mesmo. EUA ja ta fudido faz tempo hehe

    Mudando um pouco de assunto, um lance que gosto de “reparar” nas transmissoes de surf sao os comerciais, acho bem interessante ver as diferenças dos comerciais e agora pela primeira vez na China o pouquinho que vi desse evento achei bem show os comerciais, interessante tb ver patrocinadores de “peso” envolvidos no evento!

    Hj vou tentar acompanhar mais, ta travando bastante pra mim, minha net é de 1 mega e a transmissao em ingles ta com 900kpbs, em espanhol ta em 600kbps, funciona melhor mais ainda trava.

  72. Surfista do Asfalto

    porra, mais sinistro que a vaca em Pipe!!

  73. Surfista do Asfalto

    a mina passou um perrengue!

  74. Surfista do Asfalto

    video do Dia 2 do Backdoor shootout

  75. Ivo

    fala galera.
    Primeiramente gostaria de agradecer a todos que conferiram o post que fiz sobre os Top 34 da ASP e deram sua opinião sobre o texto.
    Não consigo nem expressar em palavras como fiquei feliz do resultado, que contou até com comentário do mestre Adler. Valeu mesmo!
    Dito isso, vamos ao surf:

    Que ondinha essa que escolheram pra fazer o evento na China, hein? Uma canhotinha apetitosa…, ela com tamanho deve rodar. Não acompanhei direito o evento da ISA, mas vi essa noite o inicio da primeira fase do QS.

    Jaws não é mais pico de town in, os videos que tem pintado mostram um line up cheio com vacas assombrosas…ainda vai morrer um maluco ali…nem todo mundo tem pulmão pra encarar aquilo…enfim…

    Medina Global. Gostei muito da desenvoltura com que o garoto encarou seus compromissos com a governante….. digo, emissora Global. Já estão doutrinando o cara…já esta rolando uma pressão pelo titulo, mas o moleque esta tirando de letra…como falei no meu post la no surfocracia, se não ceder aos excessos, seu destino esta traçado – Medalha.

    Backdoor Shootout. Vou te dizer que as imagens do shootout estão bem melhores que as do Pipemasters. E nem vou pegar no pé do Kieren. Abriram um pouco o evento, né? Tem australiano(s) correndo amarradão. Daqui a pouco o KS vai querer correr tbém…

    Meu irmão, eu não quero nem ver esse video da australiana de novo…nasceu de novo é pouco…a mulher é uma gata que agora só tem 2 vidas…perdeu 5 ali no video, fato.

    Sugestão para boas risadas: http://www.youtube.com/moluscontos

    abç a todos

  76. saiu post novo, vou fazer o “arrasto” do seu comentario Doto, fica tranquilo..

    https://trombonedevara.wordpress.com/2012/01/11/jadson-e-o-cara/

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s