Nossa Querida ASP Mandou Mais Uma

Pois é galera, quem estava plugado vendo o evento viu historia sendo feita ao vivo. A ASP mandou mais uma bela cagada! Ironicamente esta bela cagada foi feita exclusivamente para concertar uma outra cagada. E com tantas cagadas a ASP entra para historia com o ano mais cagado da historia da ASP, ou nas palavras do gringo da nihilist999

How fitting for the most fucked up year in pro surfing history: Slater clinches the title against the two most prog brazos with a floater

Traduçao Trombonica: Encaixou perfeito para o ano mais tosco da histora do surf competitivo: Slater arremata o titulo com um floater contra dois dos brasileiros mais progressivos.

Tudo começou na Goldi Couste, com aquela bateria onde Taj virou pra cima do Mineiro com um 9.43 em uma onda que valia 7.5 ou 8 no maximo. Aparecendo varios comentarios na blogosfera como por exemplo este do gringo da blasphemyrottmouth


That was the worst 9.4 of all time. ALL FUCKING TIME. That was unspeakably and abominably atrocious.” 7 de Março 2011

T.T. Esse foi o pior 9.4 de todos os tempos. DE TODOS AS PORRAS DE TEMPO. Isso foi uma atrocidade abominavel e infalavel.

Taj que ja tinha sido empurrado na sua bateria do round 3 contra o Julian Wilson, o que gerou tambem varios comentarios no extinto site do Rottmouth, mas nao vou tentar cobrir aqui todas as cagadas da ASP, ficaria um texto muito longo, vou me deter a falar somente sobre as baterias com brasileiros.

Bom, barraram o Mineiro e o evento continuou, chegando a uma final de ondas tortas onde eu nao conseguia pensar outra coisa senao “o Mineiro se daria muito bem nesse mar contra o careca, levaria essa etapa!”

Snapper Rocks terminou com um gosto amargo, mas bola pra frente, quem acompanha o tour ja esta “acostumado” com essas coisas. Entao fomos para Bells e tudo correu bem, nao me lembro de nada muito cabuloso em termos de julgamento e Parko surfou muito bem e levou a etapa no surf e nao na marmelada.

Veio Rio e para nossa surpresa o empurrao foi pro nosso lado e Mineiro chegou ao titulo depois de um floater nas quartas de finais que entrou para a historia tambem, pois como foi pro nosso lado o empurrao (coisa rara de acontecer) a comunidade mundial do surf ficou tao revoltada que a ASP teve que escrever uma cartinha “amansa corno” para os gringos se acalmarem.

Jeffreys Bay foi um evento sem sal, sem açucar, sem realçador de sabor glutamato monosodico, sem alcool, sem as famosas direitas de J’bay e sem marmelada tambem, pelo que me lembro…

Chopes veio com tudo, baita aue na midia e no final tudo se concretizou e rolaram altas ondas. Jadson pegou uma delas, dropou em queda livre direto pra dentro do tubo, surfando na bola de espuma (foam ball) que é criterio forte para boas notas em Chopes, mas incompreensivelmente recebeu apenas um 6.77. Enquanto isso o Careca ganhava 8 e 9 pra qualquer coisa que ele surfava, foi um “welcome back” dos juizes para o Careca.

E também teve aquele tubao do Raoni contra o Mineiro, altas ondas, altos tubos. Mas na epoca fiquei me questionando. Se aquele tubo do Raoni fosse contra o Parko, Mick ou Kelly, que nota sera que valeria? Uhm…

Nova York foi novamente a vez do Jadson ser garfado, numa onda onde ele mandou uma primeira manobra muito critica, mas os comentaristas pegaram no pe dele dizendo que ele havia “perdido o controle” e por isso a nota nao foi na casa dos 9. Engraçado é que quando o Slater “perdeu” o controle da prancha naquele drop la na França os comentaristas nao pegaram no pe dele…

Mais engraçado ainda é que duas baterias depois Owen fez uma manobra identica, no critico, “perdendo” um pouco o controle tambem mas retomando ,  Owen ganhou um 8.33 contra 8.o7 que deram pro Jd. Sem contar que a onda do Owen nao encaixou direito na bancada e nao correu tanto como correu a do Jd. Entao foi um 8.33 para 1 manobra boa e mais 1 fraca numa parte da onda sem parede. Contra um 8.07 para o Jd numa onda bem armada onde Jd desferiu uma serie de 4 manobras fortes.

Bom, as notas do Owen foram quase todas esticadas e ele teve seu caminho facilitado, levando o caneco e “ameaçando” o careca. O que rolou na blogosfera na epoca foi comentarios falando que foi um osso que jogaram para o Owen, enquanto preparavam o banquete para o Kelly.

Trestles na minha opiniao é um evento sempre bem chatinho, uma onda sem nada de mais onde os gringos ficam querendo enfiar goela abaixo essa ideia de “high performance”. Qualquer onda de qualidade é ao mesmo tempo uma onda de alta performance, e existem MUITAS ondas de qualidade no mundo. Inclusive ondas com mais extensao e paredes mais armadas que Trestles.

Bom, a cagadela do evento acabou caindo na cabeça do Julian Wilson, que tomou uma interferencia nada a ver logo de cara na bateria contra o espigao. Sei que falei que ia me deter somente aos causos brasileiros, mas essa do Julian em Trestles e a do Logie na França nao tem como nao falar a respeito.

Enfim, sobrou para o Julian que foi cortado pelo Owen, tentou ser gentil e nao trombar com o gaivotao, desviando sua tragetoria. Mas a ASP nao quis nem saber, interferencia no surfista que foi cortado e gentil e empurra pra frente o surfista malandro rabeador.

Na epoca o Jamie O’Brien mandou muito bem editando o seguinte video,

Isso que a ASP quer passar para os surfistas de todo mundo? Que no surf nao se deve ser gentil, que no surf tem que ser grosseiro e cada um por si? Achei que os gringos eram os reis da educaçao no outside…

Depois de Trestles veio Hossegor e aquela marmelada cabulosa na bateria do Medina, e tambem uma boa marmelada na bateria do Taj e Travis Logie. Mas no final deu tudo certo, Medina botou o careca na kombi e destruiu até o final. Ganhando novo apelido e tudo mais. Medina Airways, otimo senso de humor do cascudo Taylor Knox. Bem diferente da viadagem do Kelly dando mil e uma desculpas em sua entrevista pos derrota.

Portugal teve tanta onda boa que eu nem reparei nas notas, conto com a ajuda de voces para re-lembrar das cagadelas que ocorreram no evento.  Lembro que o Heitor teve uma onda cabulosa que um gringo até brincou no twitter falando que melhor que aquilo so se ele saisse de dentro do tubo com uma cerveja na mao! 10 na certa! Mas a ASP nao achou tao boa assim e nao soltaram a nota.

Mineiro levou a etapa para delirio da galera e fomos para o The Search Pelotas. Que começou até que com umas ondas boas, Medina soltando o pé de backside, careca campeao, erro de calculo da asp, careca ainda nao é o campeao, bla, bla, bla. A unica coisa boa disso tudo foram varios posts e videos comedia que sairam pela net. O melhor de todos na minha opiniao foi esse aqui,

[vimeo http://vimeo.com/31635291]

Mas apesar de todo mundo estar se divertindo, a ASP monstrou logo de cara que nao estava de brincadeira. Seguraram as notas do Medina e Pupo e soltaram um 9 e poco pro careca para acabar de vez com a confusao matematica. Resolveram o problema, mas de uma forma deprimente. Acho que todo mundo que acompanhou na net ficou meio puto, meio triste, meio revoltado.  Kelly nao precisava disso e o surf competitivo também nao. Mas é isso ae, bola pra frente. E como dizem por ae…

Vai entender!

Obs: Enormes congratulações ao Alejo pelo excelente resultado, parabens ao Parko também pelo vice. E Gabriel Medina.. po.. sem palavras.

Anúncios

25 Comentários

Arquivado em here

25 Respostas para “Nossa Querida ASP Mandou Mais Uma

  1. isso ae galera, novamente sem palavras para os feitos do Funk Cold Medina. Que para quem nao sabe, aqui no site, ele tb é conhecido como O Homem Gol. Nao precisa nem dizer o pq né?

    entao vai ae o repeteco da homenagem

  2. Galera, por motivos da promoçao, sugiro que utilizemos esse post aqui para dar seqencia no bate papo e o post do Debi loid fica para comentarios da promoçao.

    valeu galera

  3. Ivo

    Bom texto Edu.
    Cara, em Bells lembro daquela bateria da repescagem entre o Jordy x Robertson. Adam, local, fez uma onda com dois tubões e seguraram a nota dele pro Smith passar.
    Em J Bay rolou com o Owen, seguraram a nota dele…
    Tirando a merda do erro da conta do título, 99% das outras estão no julgamento.
    Tantos erros assim denotam a necessidade de renovação no quadro dos juízes e até no sistema de julgamento.
    A questão das notas poderia ser diminuida se os juízes ficassem isolados do público, sem poder ouvir reação da galera, locução e principalmente, quanto que cada um dos atletas precisa.
    Da um terminal para cada um apenas com as informações das notas que ele próprio dá e um esqueminha para ele ver o replay. Acho que não tinha nem que conversar entre eles. E o Head Judge serviria apenas para dar atenção as dúvidas dos atletas e voto de minerva em caso de interferencia.
    A subjetividade não vai diminuir com os caras conversando e julgando tudo parecido. Já que o que vale é a média, deixe um achar que vale 5 e outro que vale 7, qual o problema? Usaria as 5 notas para a média também.
    Acho que isso diminuiria o controle dos juizes e da ASP da situação e o surf poderia falar mais alto.
    E outra, quando passa o mouse nas notas ve-se qto cada um deu, mas nem sempre aparece as banderinhas, qual é? Além das banderinhas, tinha que vir o nome de cada juíz. O cara tem todo o poder do mundo e nem da a cara a tapa em caso de erro? Juiz de futebol tá lá no meio do campo ouvindo sua mãe ser xingada…
    A rotação dos juízes podia ser simples, a cada bateria os dois que julgaram pior, ou mais distante dos outros vazam e entram outros 2 e assim por diante…
    A panelinha de juízes também tinha que ter sua tampa aberta, viu?

    Irada a promoção hein? Nem gosto de usar roupa de borracha, mas tenho um idéia para a legenda…vou colocar lá…KS não vai gostar…hehehe
    abç

  4. Quando eu criei este blog, minha ideia era construir um espaço para os internautas apaixonados pelo surf e pelas letras. Pessoas que amam o surf, amam ler e escrever.
    E fico muito feliz de ver o espaço sendo utilizado por vcs galera, otimos comentarios, otima leitura pra mim que sou também um apaixonado pelo surf e pelas letras.
    Agradeço e lembro vcs que o email do grob ta ali em cima no cantinho caso algum de vcs achem que um texto seu merece estar ali na frente e nao aqui nos fundos, é so mandar.
    Mas tb nao muda muito, pq a qualidade do conteudo do fundo é quase sempre muito melhor que o da frente hehe. Mas estamos ae, fé em Deus e pé na tabua!

  5. Esse post é seu Edu, tá du baralho. Bom remember brother. O Dôtor Ivo é q saca tudo nos minimos detalhes e destrincha legal. Outro dia comentei c ele, sobre o que os moleques brasa tão fazendo cqm Tio Slater. Ofuscando, ele e o resto da troupe. Os gringos estão sem midia, de tanta cagada da ASP. Por isso, Wilco, virou figura Carnavalesca no outside e outro dia soube q o figura foi encontrado em Newport, perto de Pelotas, bebaço, jogado numa rua. Results foi pro Xadrez. Na terra do Tio Sam, é proibido pela legislação estar alcoolizado em público. A Rip q resgatou o bixo para /mais uma bateria e mandou ele de volta aos Cangurus. É mole!
    Bem já dei minha dica na promoção.
    Abçs

  6. Surfista do Asfalto

    Valeu os elogios.

    haha, com certeza broder Castro. E como sempre digo.. a galera nao perdoa! e os caras na demon factory sao fuodas..

    nao sei se tu viu, mas eles tiraram umas fotos do wilko nesse incidente la no porto novo hehe

    http://blog.demonfactory.com/2011/10/31/matt-wilkinson-drunk-pic/

  7. Surfista do Asfalto

    opa, esse aqui acho que vai ser interessante acompanhar heim

    http://www.aspeurope.com/italy/

    vai acabar em pizza! hehe

  8. Surfista do Asfalto

    Mas Ivo, eles nao ficam isolados do publico e impedidos de conversarem entre si? Nao sei direito, mas acho que sim, pelo menos nos WT acho que tem uma estrutura a prova de som pra eles. Mas nao sei direito, essa parte nao domino muito minha especialidade é so falar mal deles!! Hehe, brincadeiras a parte. Bem interessante essa questao da identidade do juiz. E como curiosidade nao sei se tu viu, mas
    teve um artigo na ASL, entitulado Inside a Judges Head onde eles deram nome aos bois. E tu deve saber que clicando no link wave scores na pagina results, da pra ver as notas e as siglas dos juizes. Eu tinha aqui no favoritos a tal materia da ASL e sempre que queria saber que juiz que deu que nota eu ia la na materia e conferia a sigla por exemplo IS e via la na materia Ivo Surfocrata, e pimba eu sabia quem era o IS. Mas a materia so cobria o quadro de juizes do WT.Nos eventos qs sempre ficava na mao. Mas na mao mesmo fiquei depois, pois fiquei dizendo pra mim mesmo, preciso fazer uma tabelinha com esses nomes, preciso, preciso, depois faço..depois, depois.. E rapa, nao é que os caras tiraram do ar a materia! Pois é, eu nao fiz a tal tabelinha, e um belo dia quis saber quem era o
    PR ou BL, nao lembro, e fui no meu vaforitos cliki mas me deparei com um link quebrado! fuego mi hermano!! fuego.

    E teve uns eventos ae usando desses players novos que nas notas nao so as banderinhas estavam ausentes mas as 5 notas tb! Tu passava o rato na nota e nada! Daqui a poco vai é ter uma ratoeira! BUM cai a conexao! hehe

    Mas de novo, voltando pro papo serio, concordo contigo bro, qual é? Tem que ter a banderinha, a sigla do nome. E um link na pagina do evento com o quadro de juizes para aquele evento. Poderiam até colocar la uma enquetezinha virtual, e a galera votando quem é que ta julgando melhor. Alem da interatividade pro internauta, no final ainda a asp tem um baita banco de dados, pra colocar no excel e chegar a uma conclusao erronea! Po, nao to conseguindo me concentrar hoje…

    acho melhor parar
    outra hora tento de novo

    abraços

  9. Po Ivo, voltando aquele bate papo sobre ediçao, um filme que gostei muito foi aquele One Track Mind, muito bacana, altas ediçoes. Tem nos links ali no diversao garantida ou diversao garantida II a missao.

    tinha um videozinho australiano que eu curti bastante, mas nao to achando, se achar coloco ae.

    esse aqui do Miguel Pulo eu gostei bastante tb, a escolha da musica, preto e branco, interessante, diferenciado.

    http://vimeo.com/moogaloop.swf?clip_id=29770600&server=vimeo.com&show_title=0&show_byline=0&show_p

    Bom é isso ae, pegou virus no pc do Gilvan de novo??

  10. Surfista do Asfalto

    Ae galera, o boato foi confirmado, nada de The Search ano que vem..

    http://www.aspworldtour.com/2011/11/15/asp-releases-2012-world-tour-schedule/

    noticia boa, é que o o boato de que o evento em Chopes nao iria rolar ficou so no boato, e esta confirmado Chopes pro ano que vem

  11. po galera, parece que a ASP nao leu nossos comentarios daquele dia sobre o lance da importancia dos primes..

    saca so

    “Eventos do World Star Prime:

    2011 marcou o primeiro ano de funcionamento integral do ASP Prime Series. Em 2012, o circuito continuará a estabelecer os concorrentes à elite do surf mundial, só que desta vez teve uma redução de 21 para 10 etapas”

    fonte
    http://ricosurf.globo.com/NoticiasRicosurf2.asp?id=15921

    triste..

  12. esse aqui é pro Gilvan, mais um som viajante!

  13. po, na verdade fui vitima de um erro de digitaçao do site do Rico. Vi a noticia, e na hora nem parei pra pensar. E sai comentando, postei la no surfocrata, no CDO, aqui e sei la mais onde.. hehehe, vacilei! Mas depois a ficha caiu, pera la?? 21?? Ai percebi o erro deles de ter digitado 21 e nao 11. Entao caiu fora Ericeria e Santa Cruz, mas entrou Haleiwa.

    Bom, mesmo assim continua sendo uma reduçao.

    Sobre a saida do The Search, acho que foi pra cortar custos mesmo. Ano que vem Fiji volta ao tour. A asp deve ter pensado, po, Fiji ta voltando,a galera ta tudo amarradona, vamos tirar o the search que ninguem vai reclamar muito..

  14. quem diria maria! Depois de ter entrado onda em NY, San Pelotas, chega no rauai e da-lhe flatzera!!

    parece que mais um lay day sera chamado em Haleiwa

    http://vanstriplecrownofsurfing.com/reefhawaiianpro2011

  15. Surfista do Asfalto

    po, a galera sumiu!

    lembram aquele bate papo sobre a piscina de onda do kelynho? Aquele video que a CBS fez com ele, etc. Pois entao.. ta meio confusa a estoria…

    http://www.swellnet.com.au/news/2651-kelly-slater-almost-sunk-in-wave-pool-wrangle

  16. Surfista do Asfalto

    po, e o PLC (petrobras longboard classic) ta sendo transmitido ao vivo, nao faz muito tempo que to assistindo, por enquanto a trasnsmissao esta bem boa, sem falhas. Um pouco chata pois tem somente 1 pessoa na cabine.

    boas ondas.. ai ai.. que saudades…

  17. Ivo

    Fala galera. Treinando forte aqui no RJ, tentando voltar a surfar, já são 7 meses. to ficando maluco e o joelho não fica bom…vamos com fé, to nadando e puxando ferro, ou fica bom ou racha….
    Cara, que eu saiba a parte dos juizes é do mesmo material do resto dos palanques, ou seja, papelão, ouvem tudo…
    Po, coloquei na parte de baixo do meu blog um link para um site bem legal para baixar filmes de surf.
    Meu preferido atualmente é o My Eyes won´t dry, mas parei um pouco, como não to surfando, se ficar vendo filme de surf vou ficar maluco.
    E essa temporada havaiana, hein? que marolagem? quando começa o inverno assim tende a ficar ruim até fevereiro. vamos ver.
    Pelo visto o mar começa a subir amanhã, mas acho que onda mesmo só segunda…é isso abção.

  18. Surfista do Asfalto

    valeu Ivo,

    O link que vc tem é o mesmo que eu tenho, so que nomeei como “diversao garantida” tem o “diversao II” que é bem bom tb. Estao ali no alto/canto direito.

    Vou dar uma conferida no eyes won’t dry, conheço de nome mas nunca vi. Alem do one track mind; outras sugestoes sao o, zen and zero, chasing the lotus e surfwise. Recentemente baixei o lost prophets, mas ainda nao vi.

    Po cara, nem me fala, eu nem sei mais quanto tempo faz que eu to fora d’agua. Motivo diferente (to morando longe do mar), mas a agonia é a mesma!

    pois é, tudo indica que haleiwa começa hj, nas merrecas mas começa; vamos ver…

  19. Surfista do Asfalto

    e falando em links, acabei de adicionar 1, que ja era pra eu ter adicionado um tempo atras mas acabei esquecendo. E agora com bafafa que rolou por causa do UFC139 eu lembrei.

    pra quem curte mma vale conferir, “mata-leao”

  20. Surfista do Asfalto

    ainda sobre links, tava mexendo neles aqui e adicionei tb o Mundaka Challenge, ali em “outros eventos”. E saiu um videozinho promo do evento

  21. po, a galera sumiu de vez.

    Bom, Ivo, achei esse video aqui e lembrei do nosso papo sobre ediçao.

    Pois entao.. quando rola $$ pra captar as imagens a ediçao fica bem mais facil..

    http://vimeo.com/moogaloop.swf?clip_id=32449778&server=vimeo.com&show_title=0&show_byline=0&show_portrait=0&color=00adef&fullscreen=1&autoplay=0&loop=0

  22. Surfista do Asfalto

    esse aqui é pro Gilvan (pra toda galera tb) mas digo pro Gilvan pq um tempo atras a gente tava comentando uma entrevista do Carlos Burle a respeito do crescimento do BWWT e a importancia do quesito segurança para que esse tour de ondas grandes cresça e etc. E agora pouco tempo foi lançada essa ropa de borracha ae que como diz o Shane Dorien, vai mudar o jogo

  23. ivo

    fala galera. Corrida a vida, para variar.
    Cara, falando em filmes de surf, alguém sabe onde baixar aqueles antigos da Billabong? Aqueles challenge, que rolaram em West Aus e J Bay ou o Nine Lives?
    Falando de segurança e dessa roupa do Shane Dorian, afirmo que daqui a 100 anos ou menos, neguinho vai idolatrar o Shane Dorian como heroi, pelas incontáveis vidas que ele salvou com essa roupinha que infla. É o Tomas Edison do surf!
    E o Mineiro na final de Haleiwa? Surfou bem, mas o Taj tava iluminado e o Melling deu sorte de virar no final.
    Em Sunset o Mineiro e outros WT estreiam agora na terceira fase que deve rolar com mar grande. Acho que aquelas rasgadas do Mineiro vão encaixar em Sunset, o lance é se o mar estará só grande ou grande e mexido, como no domingo, quando além de mta atitude, neguinho tinha que ter sorte para achar a boa num mar sem pico definido.
    No Pipemasters, vi no site da Tracks que Mick Fanning tá fora por lesão, ou seja, mais um rabudo da zona da bolha do ranking terá a chance de disputar mais 10 mil pontos. Mta coisa pode mudar.
    E Jessé na quik? A rip curl brasileira já tem o Medina, acho que não interessava ter dois moleques da mesma idade disputando a mesma faixa de mercado. A quik aqui, salvo engano, é da hang loose (surf co.) ou seja, sólido, bom pro Mendes.
    Agora, bem que a Rip Curl podia usar a lei da compensação e contratar outro brazuca pro lugar, não?
    Tipo, Leo Neves, há um tempão sem apoio top, ou leandro bastos, simão romão, pedra, becker…a lista é enorme.
    Para encerrar, vou colocar na mesa uma coisa que falei lá no castro news. Acho que foi o Edu que falou uma vez que o ranking tinha que ser mais dinamico, mudando a cada etapa.
    de inicio achei até estranho, mas pensando bem, seria interessante se ao invés de contar com os 8 melhores resultados dos últimos 12 meses, os tops tivessem que defender seus pontos obtidos no mesmo evento no ano anterior. exatamente como no tennis. Para isso, a ASP tinha que formar parcerias e contratos duradouros com os patrocinadores para que os eventos aconteçam por vários anos seguidos.
    Imagina, o Raoni por exemplo, que ganhou sunset ano passado, esse ano ele entraria na agua sabendo que se não fizer final o prejuizo no ranking será grande, o mesmo com J. Flores em Pipe e assim por diante, o que acham?
    abç e todos e boas ondas (jacaré p/ mim por enquanto)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s