Seja Bem Vindo Meu Filho: O Verdadeiro Novo Formato da ASP

 

 

Em colaboração com Marcelo Marcabro

 

Apesar de uma ótima semana de surf (principalmente para o Brasil) nos eventos da ASP, alguns tristes acontecimentos mancharam o nome da instituição que, convenhamos, não está muito bem na fita.

Primeiramente a multa aplicada a Freddie Patacchia por ter tuitado sua indignação com o descaso da RipCurl que não estava subindo os videos das baterias.  Freddie foi multado em mil doletas por causa desta tuitada:

Where’s the Heats on Demand??? Come on Rip Curl get your shit together.” Tradução rapida: Cade as HoD?? Vamo lá RC coloque sua bosta junta.

Veja que na verdade Freddie foi é punido por ter criticado a Rip, compare com este tuite do Kelly:

“Why can’t @RipCurlPro get a heat analyzer for viewers? Seems simple. This watching heats back is annoying”  TR: Por que a RC não coloca um “heat analyzer” pra galera? Parece simples. Assistir a bateria toda é chato.

Kelly, por sua vez, não criticou. Somente fez uma pergunta à Rip e depois expressou sua opinião. Malandro esse Kelly, mais malandra ainda a ASP que homeopaticamente vem sedando os surfistas e abrindo as portas para que as 4 grandes do surf (quick, bong, rip, hurley) introduzam seus tentáculos onde quer que queiram (watch your asses ou fiquem espertos com o seus cus, diria o sábio profeta).

Outra caso triste da semana foi a notícia de que Charly Martin perdeu seu patrocinador (nike). Charly Martin se envolveu em uma confusão na Escócia, em abril, durante o evento CWC. Mas até ai tudo bem, toca o barco. O problema foi quando o caso tornou-se público via site da BBC News (28 de Setembro). Após a publicação da matéria, o departamento de marketing da nike europa decidiu encerrar a parceria com o surfista.  E coube novamente ao site da BBC publicar o fato,  dia 18 de outubro, com uma matéria confirmando que Martin havia sido deixado de lado pela nike.

A ASP tem se complicado com as divergências dentro do tour. Talvez isso se deva a falta de transparência da instituição. Acho que todas essas questões acabam confluindo na velha história dos critérios de julgamento e da organização dos campeonatos. E no fundo tudo recai a uma nota mal julgada ou a uma bateria que deveria acontecer no dia seguinte, mas acaba acontecendo em condições desfavoráveis. Ninguém quer se complicar com replays de baterias duvidosas, nem com surfistas que não querem aderir o novo formato.

Não é a toa que o Kelly boicotou Jeffrey’s e depois quando voltou pra Teahupo, os juízes abriram as pernas pra ele…

Quem está lá dentro da ASP não quer admitir que falta profissionalismo, que os julgamentos são extremamente subjetivos, e que precisa até mesmo mais investimento numa estrutura de campeonatos justa, independente dos patrocinadores.

O problema é que não existe uma parceria das empresas com a ASP e os surfistas, o que existe é uma hierarquia e os campeonatos estão na mão dos patrocinadores e aí o que impera é a mercadológica. Os grandes da indústria do surf não estão nem aí para os surfistas (como revela o caso do Martin e acredito também o já esgotado caso do Andy), nem para o público (cada vez maior das transmissões on-line).

Quem viu a bateria dos masters no CT da Barra, ficou abismado que os  mesmos caras que estavam organizando o campeonato não conseguiam sequer pegar uma parede nas mesmas condições que eles diziam propícias para os pros competirem. Acho que isso diz muito, … os caras não se colocam na pele dos surfistas, e tampouco do público.

A direção da ASP virou uma ferramenta para garantir o sucesso de marketing das grandes empresas do surf… E não o sucesso do surf em si mesmo…

Fica então uma duvida no ar. Nesta hierarquia as empresas estão no topo, a ASP fica no meio como uma marionete manipulada pelas empresas e aos surfistas cabe o papel de carneirinhos do rebanho. Açoitados quando saem da linha, recebendo severas chicotadas em seus bolsos para que amansem.  A questão então é… que papel nos resta?


Anúncios

35 Comentários

Arquivado em here

35 Respostas para “Seja Bem Vindo Meu Filho: O Verdadeiro Novo Formato da ASP

  1. Barba

    Bruno Bocayuva entao Gilvan, legal.

    Vi no tuiter que o Bocao deu o ar da graça tb.

    Dia hoje foi meio corrido e nao vi muito surf nao, vou ver se dou um confere agora.

    valeu galera

  2. Po galera, vcs tem que entender que eu estou so fazendo o meu trabalho..

  3. Brother Sinistro, perdão Macabro sangue bom, esse seu último parágrafo, sempre foi o X da questão com a ASP e surfistas, q são realmente carneirinho. Sem nós os surfers, o espetáculo não rola. Só, Só q os caras não se valorizam.
    Abçs

  4. Valeu Castro. O problema tb é essa politica recente da ASP de multar a galera toda hora. Pois ai a coisa fica complicada, os surfistas que estao abrindo a boca pra reclamar estao sendo punidos e expulsos. Vamos acabar ficando com um tour bem chatinho, so com surfista lambe saco.

    Bom, o evento no Rio ta ON novamente, agora com audio sem falhas e notas na tela. Mar um pouco mexido mas ainda uma boa condiçao de surf.

    Fica ae o link pro video no esquema “pop out” (é so clicar na telinha no canto alto direito da tela)
    http://www.livestream.com/brasilopensurf

    E o link pra ver as notas (so dar pausa na transmissao e ajustar o tamanho da janela)
    http://brasilopendesurf.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=65&Itemid=53

    Mais de tarde/noite o Marcabro deve dar um pulo por aqui.
    Valeu

  5. edu

    é incrivel como o Bruno Bocayuva melhorou. Um tempo atras eu achava ele um dos caras mais chatos comentando surf, mas verdade seja dita, antes ele estava geralmente acompanhado por alguma mina que conseguia ser pior que ele e ai ficava dificil de engolir.
    Mas nessa transmissao ao lado do Bocao, o papo ta bem legal de curtir.

    E muito bom ver que a organizaçao correu atras, concertando todos os erros que fizeram do primeiro dia uma catastrofe e agora o evento ta SHOW

    Falar mal na hora de falar mal, mas falar bem quando rola as coisas boas tb.

    é isso ae, na torcida forte pro Camarao despachar o gringo ae e ficar 100% canarinho esse evento!

    vamo la!

  6. Porra, que pena heim. Nao deu pro Camarao, nem pro Leo e HIzu.

    Mas mesmo assim bom resultado pro Hizu, nao vai subir no ranking, mas encosta no caras.

    Agora é esperar por Santa Cruz

  7. Barba

    Achei esse video ae galera, bem massa. Eu ja tinha visto esse esquema de onda artificial, mas nao sabia que o careca tava envolvido na parada.

  8. Acordou cedo hoje heim Barba?
    Mais um video, infelizmente uma noticia triste. Foi achado o corpo do atleta frances Antoine Montant. Considerado como o melhor “speed flyer” do mundo. O atleta estava sumido desde sexta feira. Fica a homenagem.

    Descance em paz.

  9. Santos Surfer

    Abaixo a ditadura!!!
    Liberdade de expressão!!!
    Direitas Já!!!

  10. Santos Surfer

    O campeonato do Arpoador não deu nem para assistir. Uma pena, queria ter visto, até que tentei, mas fiquei só na vontade. Não foi transmissão, foi travassão…

  11. Sempre que o Clark Kent some aparece o superman, sempre que o Peter Park some o homem aranha aparece e sempre que o Gilvan some o Santos Surfer aparece..

    uhm….

  12. edu

    Conspiraçoes a parte, hehe, cara, aqui pra mim rolou de ver tranquilo. No primeiro dia nao rolou, foi travassao como tu disse. Mas depois melhorou e foi de boa. As ondas nao estavam la nenhuma maravilha, entao vi poucos minutos de algumas baterias aqui e ali. Vi soltarem uns 6.5 e 7 pro Kolohe que nao concordei, aereos pequenos e ja no inside. 4.5, 5. Mas blz, o muleque levou e entrou pra historia como o primeiro americano a ganhar 2 eventos seguidos no brasa. As surf shop na califa devem ta bombando..

    Agora falando de surf de verdade, o Mineiro pode ter ganho, o careca ficou em segundo, mas na minha opiniao ninguem entubou melhor que esse muleque. Entao segue o video.

  13. edu

    Ae Gilvan, sobre o Chicano ainda nao achei nada, mas tuitaram essa foto do Wilko aqui, nao sei se é zoaçao de photoshop ou se é real mesmo, hahaha

    /large

  14. edu

    opa, que viagem, hehe apareceu a parada toda, bom é so clicar no link do final da frase, e ai clicar em “display midia” vai fazer sucesso la em San Frangaysco

  15. edu

    e ae? afim de comprar uma pranchinha? Ta barato!

    http://www.ebay.com/itm/180744377256

  16. Wild Cards pra San Fran,

    Dillon Perillo

    Dean Brady

  17. gilvan

    Olá Pessoal…. Não deu pra acompanhar nada esse final de semana (então o Kolohe papou duas no Brasil? deram mole pros Andinos).
    Com certeza, realçando oque o Edu disse sobre a talento pra entubar do precoce John Florence (o garoto não quer mais ser chamado de JJ… rs), o muleke tem a manha de mandar bem nos barrels tanto de front como de backside e, quanto mais tubular a onda, mais fundo ele fica e consegue sair. Torço para que o Kiron Jabour adquira essa mesma técnica pois mora no “Paradise” dos tubos e afinal ainda é filho do João Maurício. Sangue brasileiro em terras Hawaiianas, não pode deixar passar batido a chance de ser um exímio Tube Rider (em tubos pesados em puerto o garoto já mostrou que manda). Abraços!

  18. Santos Surfer

    Por acaso vcs estão querendo insinuar que eu sou a versão ‘super’ do Gilvan? Sacanagem….

    Quanto ao wetsuit novo do Wilko, tá na cara que é fake. O recorte da mão não deixa dúvidas. Apostaria em algo do tipo capitão américa ou então os bondes de SF…

    E sobre o protótipo da onda artifical do Slater, aposto que vai vingar. E se tiver mesmo aquele braço mecânico a onda não vai terminar nunca e nem perder a força… Acho que essas piscinas redondas são o caminho mesmo, aproveita a curva para a onda quebrar sempre perto da areia e ter um percurso surfável bem maior.

    Vocês viram o último vídeo do wavegarden com Fanning e Owen (setembro de 2011)?

    Eles tinham prometido shoulder high waves para essa temporada. Com certeza conseguiram aumentar o tamanho da onda, mas se isso for shoulder high, não entendo mais nada de surf.

    Para o ano que vem instalarão um wavegarden full size no Hawaii pela bagatela de 3 milhões de Euros. (http://www.diariovasco.com/v/20111010/al-dia-sociedad/empresa-guipuzcoana-crea-olas-20111010.html)

    Alguém por aqui se habilita?

  19. edu

    Valeu pelos links SS. O video conhecia, a materia nao, daqui a pouco vou dar uma olhada. Mas na epoca que saiu esse video do Fandroid e Gaivotao, os rumores que rolaram é que a wavegarden 2 esta para ser lançada, é uma direita e dizem que tem o dobro do tamanho. Acho que essa estoria do shoulder high é dessa nova wavegarden.

    Um tempo atras tb rolou uma materia falando de um park de surf em Montpelier na frança querendo fazer uma onda de 2 metros. Vou procurar o link e jogo aqui depois, ta em frances mas nada que o guglio nao resorva.

    Cara, essa onda circular é muita viajem. Mas nao sei se vc percebeu no video quando a entrevistadora pergunta em relaçao ao projeto virar realidade, ela fala “quanto de dinheiro” e o Kelly maroto responde “um numero bem grande”.

    A wavegarden deve pipocar nos proximos anos, por ter custo baixo. E essa onda do Kelly deve demorar um pouco. Mas nao sei se vc viu na seçao de comentarios do video no youtube, neguinho ja falando da questao financeira da parada, orientando a galera a comprar açoes dessa empresa que hoje deve valer banana e daqui uns anos certeza vai valer mais que ouro. Nao duvido nada. E galera comprando açao vai dar caixa pra empresa botar o bagulho em pratica.

    é isso ae galera, valeu a presença, amanha tem comp e vamo que vamo

    po, nao sabia que o Kiron Jabour era filho de brasileiro. Vivendo e aprendendo…

  20. edu

    ai vai o link da onda Francesa, resumindo, é um parque gigante com custo de 50milhoes de euros com um mine-oceano de 20.000m2 com uma onda tipo wavegarde de 2 metros a cada 30 segundos. Pra 2015.

    http://blog.surf-prevention.com/2011/09/06/surf-parc-a-vagues-odysseum-montpellier/

  21. sapo

    Pois entao Santos Surfer, se vc tava reclamando da travassao do Rio, é melhor nem tentar ver o Prime de Santa Cruz!

    Cruz Credo!!

    http://www.oneill.com/cwc/LiveClassic.html

  22. gilvan

    Pode crer Sapo! fica quase impossível acompanhar a competição.

  23. Cagando na Latinha

    porra, vou te falar que esse webast off é até melhor do que on, pq dai nem perco tempo tentando assistir!

    pqp oneill!

  24. Ja foi escolhida na gringolandia a musica tema oficial do The Search

  25. Santos Surfer

    Nem fala, até mudei o meu plano de banda larga para 10 mega (e ainda consegui reduzir o preço de 99,90 para 59,90).
    To esperando recomeçar para ver o que rola. Desde aquele campeonato de 1989 que deu início à corrida pelo título mundial do Pottz, sonho em surfar em Steamer Lane.

  26. Surfista do Asfalto

    o problema acho que é esse player/servidor que a oneill usa. To num pico com net de 10 mega e nao adianta nada, transmissao trava a cada 5 minutos. Ontem foi a mesma coisa. Travassao total.

    Po, nao sou tao dinosauro do surf assim, em 89 eu ja surfava, mas nao tava nem ai pra competiçao, so via as revistas de surf do meu irmao mais velho por causa dos peitinhos! Hehe, e naquela epoca as revistas eram bem melhores que hoje em dia…

  27. Surfista do Asfalto

    ahh, so um detalhe. O vcs tao sabendo que o Medina perdeu sua bateria por causa de uma penalidade que aplicaram pra ele. Pq alguem jogou uma prancha la de cima do penhasco pra ele trocar de prancha. Blz. Até ai tudo bem. A coisa ficou estranha quando na bateria do Kolohe x Pupo alguem jogou uma prancha la de cima pro Kolohe e ai ninguem falou nada. Vcs viram isso??

    Sorte que o andininho caiu na sua ultima onda, pois precisava so de um 5 e poco e se completasse aquela ultima manobra ele conseguiria e ai ia dar treta essa estoria de prancha voando do penhasco..

  28. o Brasil e seu oceano atlantico pode ser famoso por nao ter ondas muito grandes. Bom, pelo menos nossos peixes tb nao sao muito grandes!

    http://www.surfline.com/surf-news/surfer-attacked-by-great-white_61887/

  29. gilvan

    Antes… pra começar… Edu!!! identifique quem é quem. Tudo bem vc fazer dois tipos pra auto respostas… Mas somos homens antes de sermos super-mans… isso não é crítica, apenas forma de dizer que….. vc pode ter seu blog recheado de suas proprias informações até a hora que chegue alguem que goste do que vc diga… Cara!!! adoro esse seu canal…. Hoje vejo Miguel!!! jogando alto! Amigo!!!… teve até super man!!!….. Então, Somos nós ainda…. não?

  30. Surfista do Asfalto

    po, mas ai perde toda a graça! hehehe

  31. Um dos conceitos do blog (que lembro novamente que nao é algo que eu inventei, simplesmente copiei do Post Surf criado pelo Lewis Samuels e depois “melhorado” pelo Steve Nug no Nugable e finalmente chegando ao rottmouth) enfim, um dos conceitos do blog é ser totalmente aberto, nao precisando de cadastro ou registro. Dando liberdade para pessoas nao se identificarem e poderem “brincar” de modo saudavel com os nicknames. Se a “brincadeira” acontecer de modo nao saudavel (por exemplo alguem vir escrever algo usando o nome de uma outra pessoa) ai como controlador do canal eu posso tomar providencias e banir o IP dessa pessoa que nao sabe brincar.

    Eu to longe das ondas, entao decidi usar este novo apelido. Pois o skate é tudo que tenho no momento. Achei que seria facil descobrir, hehe.

    Quanto ao santos surfer, eu fiquei intrigado, pois sempre que tu dava uma sumida o cara aparecia. Vc é de Santos, entao achei que era vc que tava brincando comigo. Mas pelo visto ele nao é uma versao super de vc né! Sabia que uma hora ou outra iria descobrir. Entao legal mais uma presença ai.

    Po, nao vi a comp ontem, espero que o Panda tenha mandado bem, Vou dar um pulo no site do evento pra me atualizar.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s