O Homem-Gol

Pequena Homenagem ao Garoto Prodígio

Pensei esses dias sobre o que escrever após a vitória de Medina no prime de Imbituba. Pensei, pensei, pensei, esquentou, fedeu, descansei, voltei a pensar, esquentou e fedeu novamente. E nada de palavras para expressar a primazia do menino na Vila, veja bem, eu disse o menino NA Vila e não DA Vila. Estamos novamente misturando futebol com surf, mas por favor, não vamos fazer confusão com as estrelas! Mas voltando ao assunto, pensei muito e não achei palavras para descrever a soberania de Medina nas morras catarinenses. E foi ai que, percebendo o problema da falta de palavras de minha parte, resolvi usar as de outros…


		
Anúncios

49 Comentários

Arquivado em here

49 Respostas para “O Homem-Gol

  1. Marcelo Marcabro

    Opa Galera!!

    Na expectativa pra começar o prime de Portuga amanhã… espero que role mais ondas que esse último evento 6 estrelas feminino. Aliás, bem lamentável que só duas brasileiras tenham competido… tem que investir na mulherada também!!!

    Mas comentando o post… Irado o Mano Brown e Jorge, mas alguém sabe quem foi esse Umbabaraúma?? Foi um jogador mesmo, ou é ficção??

    Abraço

  2. gilvan

    Pelo jeito Marcelo, o Umbabarauma do nosso Jorge Ben Jor é apenas um personagem fictício, que poderia ser qualquer ponta direita africano representando a esperança que o futebol proporciona a todo um continente negro e pobre…Tanto aqui como lá, isso pode ser simbolizado. Quanto ao remake da música, foi genial a união dessa dupla…. e o resultado, nem se fala…

  3. gilvan

    Cara!!… vai ser foda acordar as 4:hs am pra conferir se ta rolando o “prime portuga”… mas pelo menos às seis dá pra esticar os zóios…rs.

  4. edu

    pois é, amanha tenho o dia cheio, talvez de noite de pra ver um pouquinhos, se tiver rolando.

    leram o artigo do tet endu do the inerthia? Ate agora o melhor de todos ao meu ver.

    outro texto que ta na boca do povo, pelo menos nos sites gringos ja que é da surfline e em ingles e claro, falando mal dos brazzos! é o power rankings escrito pelo derek reilly,

    http://www.surfline.com/surf-news/pow3r-rank1ngs-billabong-rio-pro_56494/

    ainda nao li tudo, mas oque li achei bem ruinzinho

    fiquei curioso, depois vou pesquisar sobre o uba!

  5. edu

    Evento ON

    Assisti alguns minutos da segunda bateria, ondas estao um pouco merreca! Vou tentar voltar daqui a pouco pra ver o Medina na bateria 4, que deve rolar daqui meia hora

    Po, parece que o GIlvan matou a charada, eu nunca tinha me feito esta pergunta e acreditava que Umbabarauma realmente tivesse existido. Pesquisei um pouco mas nao achei nada que confirmasse a informaçao.

    misterio

  6. edu

    Po, sobre o 6 estrelas feminino, eu boiei! Nem vi que rolou. Mas sobre o WT delas, parece que o reinado de steph no tour ja era!

    po, ta muito merreca mesmo, de vez BEM em quando vem uma de 1 metro. Mas a formaçao ta bem boa.

    bateria 3 ja na agua agora,

  7. gilvan

    Caracas Edu..!!! as substancia relatadas que foram encontradas no corpo do Andy eram pra matar um mamute! tava lendo a 1ªparte hà pouco e não acreditei… e ainda vem aquele tal de dr. di maio e diz que a morte não teve nada haver com as drogas… que comédia de humor-negro! Na verdade o colunista acerta quando mostra a inadaptação de Irons à fama e showbuzinnes criado em torno de sua figura e um culto a sua imagem rebelde; acho que isso facilitou a degeneração desse grande fenomeno do surf. Tbem vou ler o resto mais tarde…. muito bom e contundente esse artigo.

    Mas agora, o bicho ta pegando em Ericeiras… viu a bateria onde willian e jeronimo se estranharam? um pega que deixou um péssima imagem pra quem torcia pros dois… pelo menos passaram dois brazucas, leo e jeronimo (nunca ví um panda tão raivoso).

  8. edu

    putz o panda caiu ja? Dois na sequencia, ai complica muito pra entrar na elite. Deve ser por isso que ele ficou puto! Nao vi muita coisa hj, so pela manha cedinho e depois nada.

    Pois é, o Tet Endu mandou bem no artigo, ainda nao li tudo, mas curti o começo

    realmente existia essa imagem rebelde comercializada pela midia. Viu o ultimo post no blog dos casca grossa. Foto de uma bunda e a legenda, a industria atiça

  9. Marcelo Marcabro

    Pois é raça!! O panda bobeou de novo, não vi a parada, mas pelo visto ele foi até desclassificado, porque nos resultados da bateria nao mostrava as ondas dele.

    Quanto ao Uma, tenho quase certeza de que o Gilvan matou a charada, …

    Quanto ao texto do Tet Endu, acho que ele teve uma visao mais sóbria do esquema com o Andy, mas também não acho que o papel da mídia seja tao negativo assim.
    Cada um continua escolhendo o que quer, independente da fama e do assédio e a galera que passa dos limites nas substâncias tem em todo e qualquer ramo. Aconteceu com o cara porque ele era mucho loco mesmo e parecia que queria chutar o pau da barraca, abandonar o tour de vez. Inventou a história da dengue justamente pra se livrar do controle do patrocinador, foi pra Miami festar e se deu mal no after no Texas. A questao é mais o cara ter saco de aguentar a monotonia e a repetiçao do tour, como o texto do Tet colocou, mas no fim se nao tem o assédio e a grana dos patrocinadores a galera se perde nas droga porque não tem perspectiva de carreira e se tem o assédio e a grana dos cara, a galera se perde por causa da fama. Sempre vai ter um que passa dos limites, mas vamos e convenhamos, administrar uma carreira no surf hoje é muito mais fácil que no passado.

  10. edu

    ”Inventou a história da dengue justamente pra se livrar do controle do patrocinador”

    cara, pelo que muita gente diz foi o patrocinador (billabong) que inventou a estoria da dengue para se livrar, ou melhor, abafar o lance ”drogas”. E agora essa estoria de coraçao. Sendo que qq pessoa que morre de overdose morre de ataque cardiaco, e que é conhecido pela medicina que o uso prolongado de cocaina entope ou engrossa as arterias nao sei direito. Ai novamente abafando o lance drogas, a Midia com M maiusculo nao fala nada, tem que vir um cara de um free blog, midia alternativa pra falar as coisas, mas sei la. AInda nao li todo artigo, tem mais 2 artigos que parecem ser bons tb, meio na correria agora, mas depois acho os links

    Previsao pros proximos dias na terra do bacalhau??

  11. Marcelo Marcabro

    Realmente Edu, a história do coraçao é o ó…

    Mas eu acho que culpar a Billabong ou o assédio do tour (como vários desses artigos deram a entender), é um pouco demais, sabe? A Midia hegemônica do surf sempre vai puxar a sardinha pra boa imagem politicamente correta do esporte (com o Slater como maior embaizxador), pois ela não pode mais voltar aquele tempo quando surfista era visto como vagabundo maconheiro.

    Tem dois aspectos da imagem do surf atualmente que são completamente equivocados na minha opinião: o primeiro é o que associa surf e saúde e o segundo surf e ecologia. Surfista nao é necessariamente saudável e tampouco é preocupado com o meio ambiente, aliás surfista pode sujar a praia tanto como qualquer outra pessoa. Mas a Mídia nao tem opçao e precisa veicular essa imagem de um esporte saudável e pró meio ambiente.

    Hipocrisia foi o Prime de Margareth, o Drug Aware Pro, e essa tentativa de manter a imagem do Andy limpa, isso eu concordo… Mas culpar o dinheiro e a visibilidade que rola no tour é foda, porque ao que parece a galera batalhou décadas para chegar nesse estágio onde existem, sei lá uns 500 surfistas no mundo que conseguem realmente viver do esporte (e olha que pra trás dos 80 primeiros deve ta bem foda).

    Os cara tem que se espelhar no Mineiro, que administra a carreira super bem, pelo visto…

    Na terra do bacalhau parece que vai entrar um swell com pressão depois de amanhã, mas com alto risco de maral. Portugal é dos lugares que mais dá azar no tour, porque tem altas ondas lá e é constante, mas é difícil encaixar com os campeonatos…

    sugestão de um post é fazer um sobre os surfistas europeus, (já que o trombone está com colaboração inclusive na França) assim como os brazucas eles vem ganhando cada vez mais destaque…

    Abração

  12. edu

    Pois é, fazer um post sobre os euro surfers seria legal, mas um tanto fora de meu alcance. Nao os conheço tanto e nao sei direto sobre o que escrever. Mas sinta-se a vontade para escrever e mandar pro email do brog. Mas tb nao precisa ter post pra ter discussao, o papo aqui é reto e tb torto! Fomos do Medina para Umbabarauma, 6 estrelas feminino, marmelada do panda, andy, midia, euro surfers, e o papo vai indo…

    Bom, culpar o dinheiro nao, mas culpar ou melhor, simplesmente falar sobre, comentar, investigar, expor…pois pelo visto os CEO da bong, entre grana e saude ficaram do lado da grana. Um pouco do que o gilvan falou e concordo, os caras ao envez de dar um suporte e estar ao lado do cara, escolheram bombar a imagem rebelde dele pois era lucrativo. E quando a casa caiu, a culpa foi do mosquito!

    Bem esse lance de manter a imagem limpa, pois a imagem dele é um produto. E a bong vai comercializar este produto por um longo tempo. O sistema é bruto (como dizia Jean Charles – otimo filme por sinal) e a bong com a morte do Andy ainda vai agregar valor à marca A.I.

    Falando em França, 1 mes sem entrar na agua, seria legal saber como foi o surf da galera e sentir a vibe nas letras! Boas ondas no litoral santista Gilvan? E nossa ilha magica Marcelesa? Frio ja chegou?

  13. gilvan

    Marcelo, não sei se vc reparou na entrevista o que disse o renomado fotógrafo Art Brewer. Pra resumir, ele da a entender que nos bastidores das competições no tour oque vc mais recebe é a indicação que tem uma “line” te esperando no banheiro , que o uso e disseminação de drogas é algo de conhecimento de todos os atletas que as vezes, fingem não saber o que acontece. Brewer em sua malandragem, sabe que a imagem de bad boy no surf precisa existir pra contrapor a do bom garoto pois, esse contraponto faz parte do que a mídia quer explorar. Até citam uma comparação no tênis onde Andy seria o rebelde Agassi e Kelly o comportado e modelo de atleta Peter Sampras. Enfim Andy Irons ainda terá sua imagem explorada em morte tanto quanto foi em vida pois essa associação à drogas faz dele um mito como tantos outros talentos (em todas as áreas) que morreram jovens, nessas mesmas circunstancias. Essa é a minha opnião…..

    Desculpem relembrar o fotógrafo Art em uma de suas citações: “…. quando alguem morre, esse jogo deixa de ser divertido”……………..

  14. gilvan

    ….. ainda no tema Edu, Marcabro fala sobre a imagem do surfista, algo que concordo plenamente: é mais importante pra mídia, passar a boa imagem do esporte do que pra muitos surfistas que não tão nem aí. Além disso dá pra contar nos dedos os surfistas que exercitam o intelecto, que conseguem se expressar verbalmente, que realmente tem consciencia e cabem no personagem que a mídia surf quer passar para o mundo esportivo.

    Edu, aqui em santos rolou ótimas ondulações no início do mês com boa formação de banco de areia resultando em boas formaçoes pra direita no quebra-mar e ótimas valas de esquerdas no itararé em s. vicente que surfei em dia bom pois ela estica bastante com velocidade e força. Volte logo pr’a água bro!!! tá esperando oque… virar pinguim?..rss

  15. edu

    Evento OFF hoje!

    Final deste mes acho que vai rolar de visitar o litoral, quem sabe alugar um toco baratinho e curtir. Mesmo com pouca grana no bolso acho que vai dar pra fazer uma trip irada de uns 3 dias. Depois voltar a realidade e correr atras.

  16. Marcelo Marcabro

    Opa raça, falando em como estao as condições no Brasil, dá uma olhada aqui nas condições agora início da tarde…

    O frio tá foda, mas anda valendo e muito as quedas. Apesar de que o vento anda apertando bastante (ano de la ninha, pelo que dizem) Só Mole e Joaca… outro dia a valinha mágica tava funcionando, mas fiquei meio assim de entrar com os pescadores colocando uma rede, não tinha ninguém na água… Tem certeza que é liberado mesmo??

    Se rolar do Edu dar uma queda na França vai ser irado, boa sorte por aí e vou ver se reuno um material sobre surf nas Euro, acho que é melhor falr dos pico que dos cara

    Abraço

  17. edu

    é liberado sim, mas tem que ficar de olho nas redes

    po, ultimo dia no brasil, sabado 16 ou 17 de maio, fui la e peguei altas ondinha, mar perfeito, ondas de 1 metro, vento terral, quando cheguei tinha 4 na agua, 3 sairam enquanto eu colocava o long e aquecia, entrei na agua e de longe vi que era um broder na agua. Uma meia hora depois olho pro lado e vem chegando mais um broder. Ficamos ali batendo papo e pegando as melhores da serie. Infelizmente eu ainda tinha um compromisso no centro e tive que sair da agua perto do meio dia. Era um daqueles dias de ficar 4, 5 horas na agua! Que lindo! Despedida perfeita!

  18. edu

    Faltou dizer que pra esse ultimo dia de surf eu levei uma biquilha 5’8 achando que iria esta meio metrao no maximo, e na realidade estava. Mas logo depois que eu cai deu uma subida, na segunda ou terceira onda ja senti a diferença. Um daqueles dias magicos onde uma é melhor que a outra. A pranchinha começou a querer escapar na hora do bottom turn me obrigando a ajustar minha base,botar mais pressao no pé de tras pra sentir mais ela e abaixar mais, aquela velha estoria de cagar na latinha. Altas ondas, sol, agua boa. Show!

    Entao, é liberado mas tu fizesse bem de nao cair. Questao de bom senso, quando eles estao colocando as redes é cabrero de cair. Pode rolar discussao mesmo a praia nao tendo proibiçao. Eu nunca caia quando eles estavam colocando as redes, mas depois de tudo armado eu me jogava. Tentava nao entrar proximo das redes pra nao encomodar, mas quase sempre a melhor onda tava quebrando bem onde estava a rede. Surfei varias vezes bem perto de rede onde so podia dropar pra um lado pois se fosse pro outro entrava com bola e tudo!

    Altas onda em marcelo! Tem um metrao facil ai heim? Caiu nesse dia?

  19. edu

    Evento ON

    boas ondas, nao muito grande mas perfeitinho

  20. gilvan

    E aí pessoal.! estava assistindo a bateria do Pedro Henrrique e não acreditei quando soltaram 8.13 pro surfista basco hodei colazzo em uma onda mediana pra depois com nosso Pedrinho estolando uma direita, precisando de 6.8 os cara dão 6.4… cara! não é gostar de reclamar de julgamentos, pois isso já encheu o saco… mas tem alguns que não dá pra passar e eu achei esse um deles. Foi muita cara de pau dos 3 juízes (pois 2 deram 7.2 e 7.3) que tiraram o brasileiro na cara dura, parecendo combinação… pois, a onda do pedrinho foi pra mim muito superior ao do hodei e me faz começar a acreditar que a baixa estatura do atleta influencia no julgamento da sua performance pra alguns juízes que parecem não enxergar o grau de dificuldade delas… talvez esses babacas não vejam projeção nas manobra, por elas parecerem curtas mas essa questão já é de proporcionalidade… Pronto! já foi o desabafo…. é foda!!!

  21. edu

    Vi pouca coisa do evento ate agora, uns minutinhos aqui e ali. Vi essa onda do pedrinho, mostraram o replay diversas vezes. Foi uma onda boa, nao posso dizer muita coisa pois foi a unica onda que eu vi na bateria, nao sei como foram as outras para comparar. Mas vendo as notas, o mesmo juiz que soltou a nota mais alta pro hodei 8.8, soltou 6.3 pro pedrinho

    Vendo a bateria do hizu agora

    Que marzinho filé heim!

  22. gilvan

    Tá melhorando Edu….. acho que pro final do dia vai tar mais de 6 pés…. o Hizu precisando de uma segunda onda e ainda tem esse frances incardido que é o duvignac.

  23. edu

    Que mar de dar agua na boca heim! To babando aqui!!

    Sorte que o frances tentou dar uma pirueta! E essa ultima do geiselman foi bem fraquina

  24. edu

    este deve ser o ano mais ridiculo na historia da ASP. Cada palhaçada que andam fazendo! 9.17 pro Tiago? Po, o que ele fez pra merecer mais que um 8?

    fala serio!

  25. gilvan

    Fala serio mesmo!… essa onda do portuga era no máximo 7.5…. e vc nem viu a onda 8.13 do basco contra o Pedrinho. Tão de brincadeira….

  26. gilvan

    Fiquei puto agora com a apatia do Pigmeu nessa bateria que estou assistindo. Ele não esboçou nenhuma inquietação em ficar boiando… Foi uma bateria até fácil, e se ele tivesse mais atitude ou movimentação pegaria umas ondinhas medianas e passaria tranquilo. Vai saber oque se passa na cabeça de alguns atletas mas no caso do pig, veterano de guerra, não tem mais oque esperar…. é ir pras cabeças ou se aposentar. ficar no outside tentando ver as conchinhas no fundo é que não dá. Tem que sair do Brasil pra competir pois se for pra assistir é melhor ficar por aqui mesmo e assistir pela web.

  27. gilvan

    Agora uma sequencia de baterias brazucas…. vamo torcer pro show continuar. Dá-lhe Jihad, dá-lhe Medina, dá-lhe Jadson……..!!!!

  28. edu

    POis é, o pig deu uma boiada forte nessa heim.

    Jihad ta faminto heim!!

    O painel de scores nao ta funcionando aqui pra mim

    Bom, pilhadao pra ver essa proxima bateria!

  29. edu

    Medina ja começou soltando o pé,

    Agora se a onda do tiago foi 9 essa do medina é 11!!

  30. Marcelo Marcabro

    Cheguei agora e logo vi a primeira onda do Medina. Ele tá novamente um patamar acima de todos os que surfaram até agora nesse evento!!!

  31. Marcelo Marcabro

    Altas onda!!!

  32. edu

    Pra mim ele tem o mesmo talento de Kelly, Parko e que Andy tb tinha. De surfar tao fluido que faz as manobras parecerem faceis.

    A nao ser quando ele levanta voo hehe ai da pra ver bem o grau de dificuldade envolvido. E quando ele da seus aereos ele tb é muito fluido. Ja o jadson é muito criticado por perder sessoes da onda enquanto busca uma rampa pra decolar.

    O bobby martinez deu um aereo irado de backside no rio, sera que medina ou Jd vao arriscar voar de backside tb?

  33. Marcelo Marcabro

    TO loco pra ver a bateria do Jadson… Em Bells os reproter da cobertura gringa tavam elogiando que ele tinha mudado um pouco esse ano e tava amadurecendo esse lance de sempre buscar os aéreo e perder a onda. Mas tem arrsicar pelo menos umas duas vezes nessas baterias, porque tá vindo muita onda boa o tempo todo…

  34. edu

    jadson ta deixando a desejar nessa bateria, e tb ta deixando a porta aberta pro tiago e junior faria…

  35. Marcelo Marcabro

    Desde o evento de Saquá que o Jadson parece que perdeu o surf, numa bateria que ele quebrou duas pranchas, depois nao foi legal em Imbituba também. Acho que o ponto fraco dele é a escolha de onda. O surf dele é tao responsa que ele pode tirar uma nota mais alta que 9 numa onda intermediária e com uma ou duas manobras. Mas numa bateria como essa última ele escolheu muito mal as ondas… Parece que vai com muita sede ao pote e acaba se dando mal às vezes. Pena que o Camarao nao aproveitou a chance.

  36. Anônimo

    Marcelo, ouvi dizer que o Jadson esta com o ombro machucado e competiu ainda se recuperando….

    Estava lendo que no QS de balito o legend Shaun Thomson fara uma apresntação na master. Fuçando um pouco mais descobri que ele perdeu seu filho de 15 anos, então quis saber em que ano e achei esse site aí embaixo…..

    http://surf4ever.wordpress.com/2006/12/22/surfers-code-livro-de-shaun-tomson/

  37. gilvan

    o anônimo sou eu mesmo…. rs

  38. Marcelo Marcabro

    Opa Gilvan!! Irado as lições do Shaun!! Dá uma motivação pra surfar!!

  39. Eu conhecia o site surf4ever, mas fazia um tempo desde minha ultima visita.

    Uma boa dica é o surfnadosblog, tem o link ae na barra lateral, é um blog que cadastra todos os sites e blogs de surf que sao em portugues.

    Sobre o Jadson, quero escrever a respeito dele, mas preciso de um tempo pra elaborar. Agora to na correria, passei so pra ver o que tava rolando.

    Evento ON-HOLD chamada daqui uns 40minutos

  40. deixando o link desse otimo documentario que conta a estoria de Shaun, MR e Rabbit Bartholomew. Acho que vcs ja devem ter visto né

    http://surfmovies.co.cc/surf-movies/documentary/299-bustin-down-the-door.html

  41. edu

    pO!
    os caras tao de brincadeira em fazer uma ediçao de 30 segundos de uma bateria com 3 surfistas na agua!

    http://quiksilverlive.com/proportugal2011/videos,Pro%20Portugal%202011,proportugal2011%20HOD%20NoLoserRndof12.en.html

  42. edu

    Medina na agua, o frances começou bem mas pra nossa sorte caiu na ultima manobra e tirou um 5 se completasse a ultima paulada poderia ter sido um 8

    ondas estao bem estranhas, nada facil pra surfar de backside

  43. sapo

    Medina foi tranquilo, esperou as boas e quebrou! E praticamente botou o frances na kombi!

  44. sapo

    que bateria do medina, mais um golaço, uma onda melhor que a outra, tranquilo construindo seu score

    que show!

  45. edu

    valeu pela presença sapao! é bom saber que posso contar contigo kkkk

    que show do Medina, certeza de ver ele no WT em trestles

  46. edu

    Otimos resultados pro Medina e Pupo, 5200 e 4225 pontos pra cada, vao trocar resultado e subir umas 3 posiçoes no ranking.

    O bixo vai pegar nos proximos 6 estrelas e prime. E tb depois no WT, vamos ver verdadeiras batalhas nos primeiros rounds dessa galera sangue novo querendo passar bateria para garantir pontos! Nao vai ser nada facil ficar acima de 32 nesse novo tour! O bixo vai pegar geral.

    Julian Wilson quebrou a vala, os juizes soltaram as notas, mas tb tavam soltando pro Medina. 9 e poco pra la e pra ca. Perde um pouco a graça pois se depois o cara subir na prancha e espancar ai vao dar o que? 12?

  47. gilvan

    Falaste a coisa mais razoável desse campeonato Edu…. soltaram a nota pro julian mas em baterias anteriores, o medina tambem foi beneficiado por valorizações de nota, oque não quer dizer que o atleta não mereceu a vitória mas, como vc mesmo deu a entender, nesses casos, além dos juízes ficarem limitados á 1ª nota alta tbem acontece do adversário ficar desestimulado, facilitando assim a vitoria do atleta que recebeu a nota mais valorizada do que deveria….São coisa do julgamento subjetivo, fazer oque?
    Enfim, um belo campeonato com ótimas atuações e pontuações no ranking para a brazucada.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s